Curiosidades quanto a origem e significado das palavras

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
Nosso idioma é muito rico em palavras e as pronunciamos, quase sempre, sem saber o que significam.Por isso penso ser interessante e importante que saibamos melhor o que falamos.
Por exemplo: 
A origem etimológica da palavra " família" vem do vocabulário latino " famulus", que significa "servo" ou "escravo". Tal denominação origina-se do fato de serem as relações familiares permeadas pela noção de "posse" e "obediência": a mulher devia obedecer ao marido como seu amo e senhor fosse, e os filhos pertenciam a seus pais, a quem deviam a vida.
Assim os pais se julgavam com direito absoluto sobre quem haviam gerado. A noção de posse e a questão de poder estão, portanto, intrinsecamente vinculadas à origem e transformações da família.
Marido, vem do latim "maritus", homem casado, de Mas, ser do sexo masculino, macho. Não existe "marida", o correspondente feminino é "mulher".
Mulher, vem do latim "mulier" que é derivado também do latim "mollior" (mole, como em molenga, fraco, sem consistência).
A injustiça com a mulher começou muito antes de aprendermos seu nome. Sexo frágil, pela raiz da palavra.
Esquecendo o significado latino "mulher" é sinônimo original de "amor", algo que de tão mole, tão suave, tão terno, vence tudo nesse mundo tão injusto, como água insistente em pedra tão dura. 
Em âmbito religioso a palavra "hóstia" em latim é sinônimo de "vítima". Em latim "hostes", que significa "inimigo". Daí vem  palavras como hostil" (agressivo, ameaçador, inimigo), "hostilizar" (agredir, provocar, ameaçar). 
A vítima fatal de uma agressão, por conseguinte, é uma "hóstia". 
O cristianismo, ao entrar em contato com a cultura latina, agregou no seu linguajar teológico e litúrgico a palavra "hóstia" exatamente para se referir a maior "vítima" fatal da agressão humana: Cristo, morto e ressuscitado, o Cordeiro Imolado.
Por hoje são essas minhas colocações, continuarei, porém, com outras porque sei que é válido para todos e também satisfaz a nossa curiosidade sobre a origem e significado de palavras que repetimos todos os dias. 

Leia Também Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais” Passo Fundo Futsal/Fasurgs/Zamil: uma grande equipe nos representou em 2017 A Taça Maldita! Eu só penso naquilo!