Liturgia do 28º Domingo do Tempo Comum

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
Em cada relato dos evangelhos nos deparamos com uma mensagem forte e condizente com a nossa vida. Neste domingo, mais uma vez, Jesus nos alerta, segundo evangelista Lucas 17, 11-19 e nos pergunta a quantas anda nossa capacidade de expressar gratidão ao Senhor pelos inúmeros benefícios que temos recebido. O Senhor não cobra nossa gratidão mas devemos sempre fazê-lo por amor a Sua Misericórdia para conosco. Só sabem agradecer aqueles que realmente sabem amar. 
Os leprosos que Jesus curou retratam nossas atitudes perante a misericórdia divina: para pedir, somos incansáveis e insistentes; para agradecer, entretanto, somos lentos e muitas vezes deixamos de agradecer, simplesmente, porque pensamos que Deus é obrigado a nos cuidar e atender nossos pedidos. Ele, sendo nosso Pai, nos deve isso. Quando não alcançamos o pedido feito não temos a capacidade de perceber, muitas vezes, que o recebemos de um modo diferente daquele que desejávamos. Na verdade a graça agiu, em abundância, sobre nós, sem o percebermos. Se não formos capazes de fazer a experiência do amor de Deus e nos sentir "curados" dos nossos males, não merecemos o Seu Amor. e Cuidado. Ele nos cura porque nos ama e não porque tem obrigação conosco.
Sejamos aqueles, para os quais, Jesus diz: "Levanta-te e vai, tua fé te salvou". 
Sabemos que ser fiel a Jesus é segui-lo sempre aceitando a sua Boa Nova. Confiar e deixar que o Senhor tome conta de nossa vida. Entregar à sua Misericórdia nossas dificuldades e saber agradecer sempre por tudo que Ele nos concede e nos permite.
Sabemos que uma fé firme, madura e forte tudo alcança.
Neste final de semana temos ainda a oportunidade de homenagear, publicamente, nossa Mãe Aparecida com a romaria em nossa arquidiocese. Foi em 1930 que o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil. 

Leia Também 16º Domingo do Tempo Comum. Teve compaixão Vantagens do Programa Sustentabilidade Ambiental Empresarial Um Fusca com roupa de Jipe