Alimentando-se contra o câncer de mama

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

O mês de outubro é marcado pelas campanhas e Conscientização ao auto cuidado contra o câncer de mama, denominada como outubro rosa.

Considerando os fatores preventivos vários elementos devem estar incluídos favorecendo com a modificação do estilo de vida, melhorando os hábitos alimentares atividade física entre outros.

Alguns fatores favorecem a ocorrência do problema incluindo, excesso de peso sedentarismo alimentação industrializada, pobres em fibras e nutrientes, ricas em sódio e gorduras do tipo trans, além  de ingestão inadequada de cloro, medicamentos.

Alguns alimentos em especial podem auxiliar como fatores preventivos:

Incluindo: maçã, peixes ricos em ácidos graxos ômega 3,azeite de oliva, feijões, lentilhas e ervilhas, frutas vermelhas, leite ,cereais integrais  especialmente linhaça e aveia, além de ,cúrcuma, alho, bacalhau.

Maçã: Previne o câncer de mama, e, dentre os muitos benefícios oferecidos pela fruta, destaca-se a ajuda na digestão, moderação do apetite, retardamento do processo de envelhecimento, filtragem do sangue e prevenção do derrame. Por meio de suas fibras, a maçã também reduz o colesterol, contribuindo na prevenção do câncer digestivo.

Feijão, ervilha e lentilha – Os diferentes tipos de grãos, como feijão, ervilha e a lentilha, inibem a invasão das células cancerígenas em tecidos adjacentes. Esses grãos são fontes de fibras, portanto, colaboram para o controle da gordura e da glicemia no sangue, previnem doenças digestivas e também cardiovasculares. O feijão e as ervilhas têm alto valor nutricional, contendo, ainda, ferro, cálcio, vitaminas, sais minerais, proteínas e baixo teor de gordura.

Azeite de oliva – Originado dos países mediterrâneos, este ingrediente conta com propriedades que possuem a capacidade de danificar o gene cancerígeno que aparece em 25 a 30% dos casos de câncer de mama. Além disso, melhora a circulação sanguínea e pode ter influência na regulação hormonal.

Cereais – As fibras previnem o câncer de mama e ajudam a regular as funções do intestino, baixar o colesterol ruim e controlar o açúcar do sangue. Existem dois tipos de fibras: as insolúveis e as solúveis, as quais  atuam na melhora do funcionamento do sistema digestivo, deixando o intestino regulado e promovendo a prevenção do câncer de cólon. A aveia é uma fibra solúvel e ajuda a diminuir o colesterol do sangue, prevenindo, também, doenças do coração.

Leite – O leite e seus derivados são aliados da prevenção do câncer e possuem diversas proteínas, que auxiliam na construção dos tecidos e na preservação dos músculos, cabelos e unhas. Oferecem as vitaminas A, B e D, que protegem os olhos, fornecem energia às células do corpo e melhoram a concentração, além de combater a anemia e fortalecer os ossos. Seus minerais favorecem o processo de cicatrização e ainda fortalecem o sistema imunológico. Considerando a ação da vitamina D que oferece uma proteção importante contra o câncer de mama.

Frutas vermelhas – Morangos, cereja, ameixas, amoras e outras frutas vermelhas têm propriedades anticancerígenas que diminuem os riscos do aparecimento de tumores e neutralizam, diminuem e ainda reparam as consequências da ação oxidativa resultante do estresse e de inflamações.

Alho – O ingrediente tem ação anticancerígena e combate as infecções causadas por vírus e bactérias, além de retardar o envelhecimento das células e fortalecer o coração e o sistema respiratório. O alho não só reduz o risco de câncer de mama, mas também diminui a probabilidade do câncer de estômago, pâncreas e esôfago.

Cúrcuma ou Açafrão-da-Terra – A especiaria açafrão-da-terra é um pó amarelo intenso extraído das raízes da cúrcuma longa, uma planta da família do gengibre. Comum na culinária tradicional indiana, o condimento inibe a proliferação de células cancerígenas do tumor pelo organismo.

O auto exame de mamas é capaz de detectar precocemente a presença de algum tumor aliado a um estilo de vida saudável é capaz de melhorar significativamente a qualidade de vida.

Leia Também “A verdade vos libertará” (João 8, 32) Absolver é dar um viva à imoralidade Corrupção – recursos recuperados serão utilizados para saúde e educação O seu terapeuta é psicólogo?