Doenças Psicossomáticas

Postado por: Caroline Garcia Silva

Compartilhe

Psicossomática é de origem grega, que tem a origem da junção de duas palavras psique (psico-alma) e soma (corpo). É uma doença física, com causa psicológica (tudo o que não conseguimos localizar no corpo de uma maneira específica: nossas emoções, sentimentos e pensamentos).

O corpo humano está submetido a representações culturais, as pressões do dia a dia, derivadas do trabalho, do seu estilo de vida, das perdas (de entes queridos, da liberdade, de ilusões, ...) e muitas vezes tais situações podem gerar sofrimentos emocionais, que acabam encontrando as representações destes sofrimentos no corpo. Muitas doenças podem ser causadas por questões emocionais tais como: psoríase, eczemas, úlceras estomacais, pressão arterial elevada, dores de cabeça, algumas doenças cardíacas, asma e muitas outras.

Os principais sintomas das doenças psicossomáticas são:

- dor no peito e palpitações;

- suor excessivo;

- tremores;

- aumento dos batimentos cardíacos;

- dor de estômago;

- náuseas;

- respiração rápida;

- boca seca.

Estes sintomas são provocados ou evidenciados pelo aumento da atividade nervosa no cérebro e pelo aumento da produção de adrenalina durante os períodos de ansiedade ou outro tipo de crises psicológicas.

Através da psicoterapia se busca o significado psíquico para os processos subjetivos, experiências existenciais que não encontraram outra maneira de emergir para a pessoa, que não fosse através do seu próprio corpo.

 

Leia Também Falecimento de titular de firma individual causa a extinção da execução fiscal Treinamento psicológico e o efeito no grupo A ciência como ferramenta para a sabedoria Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais”