Sobre o dia Mundial da Alimentação

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

No dia 16 de outubro foi comemorado o dia Mundial da Alimentação. Considerando que a alimentação do brasileiro piorou nos últimos 30 anos essa data é sempre um motivo de grande importância pelos órgãos governamentais.

Alimentos fundamentais para uma dieta saudável e rica em nutrientes -como arroz e feijão- estão cada vez menos presentes no cardápio da população. Por outro lado, o consumo de produtos industrializados e com poucos nutrientes apresentou um aumento de 82% no mesmo período.

Segundo o Ministério da Saúde, a má qualidade da dieta está diretamente associada aos riscos da pessoa desenvolver doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares, levando-se em conta que, essas doenças estão relacionadas às causas mais comuns de morte registradas atualmente. O governo calcula que cerca de 260 mil mortes poderiam ser evitadas todos os anos caso o brasileiro mantivesse uma alimentação saudável.

Um dos maiores problemas que o brasileiro enfrenta é a dieta rica em alimentos ultra processados com excesso de sódio, gorduras e açúcares o que favorece para o excesso de peso, atualmente representado por mais  de 50 %  com excesso de peso.

O consumo de frutas, vegetais e alimentos in natura estão perdendo espaço para os empacotados, enlatados, desidratados, enfim perdeu-se o sabor real dos alimentos.

Essa data é evidenciada para demonstrar a importância de uma alimentação s correta e equilibrada e sobre a importância da agricultura familiar como geração de renda e qualidade no prato do brasileiro.

A medida necessária para controlar os processos patológicos e prevenir danos a saúde é sempre: Descascar mais e desembala menos.

Leia Também “A verdade vos libertará” (João 8, 32) Absolver é dar um viva à imoralidade Corrupção – recursos recuperados serão utilizados para saúde e educação O seu terapeuta é psicólogo?