Propriedades nutricionais da melancia

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Quem ainda não foi ao mercado e começou a se deparar com aquela fruta  redondinha, verdinha e que sempre causa a curiosidade de como será que ela está por dentro? Será que está madura? Gostosa? Suculenta?

Melancia é sinônimo de verão de alegria de gente bonita, porque será?

Essa suculenta fruta, doce e vibrante, este belo fruto é uma rica fonte de muitos minerais, além do seu alto teor de água.

É uma das melhores fontes de água, que constitui em média 90% do seu peso e cerca de 5% é açúcar. Este fruto é rico em potássio, ferro, magnésio, zinco, cálcio, vitamina C, além disso, fornece apenas 30 calorias de energia para o seu consumo de 100 gramas.

Além disso, é rica em sais de reidratação, eletrólitos, como sódio, magnésio e potássio, que podem manter o nível adequados da água no organismo o que melhora o rendimento durante atividades físicas.

É rica em licopeno, um carotenóide basicamente, um poderoso antioxidante que ajuda no combate ao câncer e  inibe o crescimento de células cancerosas O licopeno mostrou-se ser eficaz em conter os câncer de cólon, mama, próstata e de pulmão. Eles ajudam na manutenção adequada da força, fluidez e espessura na membrana celular, que por sua vez combater qualquer doença prejudicial de entrar no corpo.

Por ser rica em  potássio, que é útil para corpo desintoxicar as toxinas a partir do rim. Ele libera ácido úrico e reduz a formação de cálculos renais no rim tornando eficiente.

Sua riquíssima fonte de magnésio e potássio , são benéficos na redução da pressão sanguínea  e o seus carotenóides ajudam na prevenção de endurecimento das paredes das artérias.

Portanto, a melancia protege contra os radicais livres e, atua como um protetor solar e protege dos raios solares nocivos. A presença de vitamina C e antioxidantes, ajuda na prevenção do envelhecimento e várias questões relacionadas com a pele.

 Por isso, a melancia é sinônimo de verão, beleza e alegria.

 

Leia Também Solução para o atraso Eleição Presidencial: A ecologia não é questão secundária! Pobreza de propostas em campanhas eleitorais Alimentos aquecidos a altas temperaturas e risco de câncer