Novembro Azul com alimentos vermelhos

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Novembro, mês de alerta aos homens para prevenção ao câncer de próstata, o qual geralmente não apresenta sintomas por ser uma doença silenciosa. A detecção precoce pode aumentar em 90% as chances de cura. No entanto, 87% dos homens afirmam que o preconceito atrapalha na prevenção. Diante deste cenário, a informação e conscientização são poderosas aliadas para mudarmos este quadro e as principais bandeiras do Novembro Azul.

Além dos exames, outras situações podem favorecer para  prevenir o aparecimento do problema, incluindo especialmente alguns alimentos de coloração vermelha.

Os alimentos vermelhos como: tomate, melancia, morango, goiaba entre outros contém um elementos antioxidante denominado licopeno que possui capacidade de prevenir ação de radicais livres, estresse oxidativo e câncer de próstata, problemas cardiovasculares, entre outros.

As propriedades do licopeno são acentuadas quando  aquecido e na presença de gordura de boa qualidade como exemplo, azeite de oliva, por isso são indicado molhos de tomate natural com azeite de oliva.

Algumas pesquisas dizem que o tomate pode reduzir em até 50% o risco de câncer de próstata, mas o licopeno também tem possibilidades de atuar contra tumores de esôfago, pele e pulmão.

O tomate também oferece potássio, vitamina A, fibras e ácido fólico. Esses nutrientes são importantes para o equilíbrio do organismo, já que ajudam na boa digestão, preservando a saúde do sistema nervoso e dos músculos, melhorando a aparência da pele e prevenindo problemas cardiovasculares.

Aliar atividade física, alimentação equilibrada, sono e controle de estresse, favorecem sempre para prevenção de qualquer evento de saúde.

Vença os preconceitos e ganhe vida. Ame-se. Cuide-se

Leia Também “A verdade vos libertará” (João 8, 32) Absolver é dar um viva à imoralidade Corrupção – recursos recuperados serão utilizados para saúde e educação O seu terapeuta é psicólogo?