O preço da gasolina em Passo Fundo

Postado por: João Altair da Silva

Compartilhe

Não tem lógica num mercado concorrido que o preço da gasolina nos postos instalados ao longo da Avenida Brasil, em Passo Fundo, esteja tabelado a R$3,89 o litro. Os vendedores podem até não sentar numa mesma mesa para estabelecer preço, mas na prática ocorre uma combinação. O que o meu vizinho faz, eu faço também! Nos últimos dois dias, começou um movimento de alta. Ao que parece em pouco tempo, todos estarão vendendo a R$3,94.

Esse comércio estranho da gasolina em Passo Fundo está conseguindo romper com um princípio básico na organização de uma economia de mercado (mercado livre) que é a Concorrência Perfeita. Teria tudo para que a Concorrência Perfeita se concretizasse na essência de sua fundamentação econômica, ou seja, diversas empresas atuando no mesmo setor, e competindo, praticando preços diferentes. O que acontece em Passo Fundo é uma prática de economia estatizada, de um país comunista, preços iguais. Essa prática de combinação de preços é um risco em um mercado com características de Oligopólio, ou seja, onde duas ou três empresas apenas atuam no setor e por conluio ou até variáveis mercadológicas, os preços tornam-se semelhantes, mas não numa rede de 10 postos com os mais diferentes donos.

Fica o desafio para algum comerciante romper essa barreira. Veja quanto é salutar a concorrência nos supermercados de Passo Fundo, desde os grandes até os pequenos organizados em suas redes, toda a semana com ofertas especiais. Ganha o consumidor e o empresário que é desafiado a ser competitivo. Lembro-me de um passagem de um sacerdote que esteve na antiga União Soviética e voltou intranquilo com o desinteresse dos vendedores. Vender ou não vender para eles não faria diferença. O desenvolvimento de um mercado só ocorre se tiver concorrência e desafio. Pelo que vejo os revendedores de gasolina da Avenida Brasil estão propensos a acomodação.

Leia Também 33º Domingo do Tempo Comum. O Enart, de novo! A importância de ter uma recepcionista/secretária preparada em seu consultório. Feito é melhor que perfeito