Liturgia da solenidade de Todos os Santos

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
Salmo 23(24),6 - Tal é a geração dos que o procuram, dos que buscam a face de Deus de Jacó.
Na primeira leitura do livro do Apocalipse 7,2-4.9-14 vemos que a salvação é para todos e que pertencer a Deus é para todos.
Não são os homens que salvam mas o Cordeiro.
Na segunda leitura de 1João 3,1-3 nos traz a certeza do amor de Deus e consequentemente nós também precisamos exercer o amor para com os outros e isso levará à prática da justiça e da fraternidade.
O Evangelho de Jesus Cristo, segundo evangelista Mateus 5,1-12a. nos apresenta o relato das bem aventuranças que podemos dizer que é nosso código de vida. São o caminho que nos levam à santidade, que nos levam a viver conforme o Reino, conforme o Evangelho. Quando vivemos as bem aventuranças centramos nossa vida em Deus.  Vejamos: Quem é pobre no espírito recusa às idolatrias e coloca Deus como absoluto. Quem clama por causa da justiça humana espera a consolação que vem do Pai. Quem é manso jamais corre o doloroso risco da violência. Quem tem fome e sede de justiça espera na esperança de ser saciado pelo Pai. Quem é misericordioso se reveste no ser e no agir do próprio Deus,no convívio com os outros. Quem é puro de coração reflete em suas atitudes a luz, sem medo de se expor. Quem promove a paz contribui para um mundo de paz porque Deus é o Senhor da Paz.Quem é perseguido pela justiça reconhece que lutou por aqueles que, principalmente, não tem vez e voz e amou a Deus no próximo. 
Como vemos,este evangelho nos ensina o verdadeiro caminho do amor e da fraternidade. 
Celebrar todos os santos corresponde louvar a Deus por tantos homens, mulheres e crianças, que em seu seguimento, pautaram suas vidas nas bem aventuranças.
Somos santos? Como nos enquadramos nas bem aventuranças?  
Para encerrar dizer que, nos dias de hoje, ser santo é viver de tal forma que nosso viver seja um testemunho de amor, de fraternidade, de justiça e saber em quem colocamos nossa esperança.

Leia Também Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais” Passo Fundo Futsal/Fasurgs/Zamil: uma grande equipe nos representou em 2017 A Taça Maldita! Eu só penso naquilo!