Oração da Ave Maria

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
A Ave Maria é a oração mariana mais conhecida no mundo todo. Rezada por milhares de católicos, principalmente com a oração do rosário.
Na época medieval era conhecida como "Saudação Angelical", é o resultado de um longo processo.Composta de duas partes: uma de louvor e a outra de súplica. A primeira tirada do Evangelho de Lucas e consiste na saudação do Anjo Gabriel a Maria: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo" (Lc1,28b), e na saudação de Izabel: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre" (Lc 1,42b).
Inicialmente esta oração era encontrada somente na liturgia, e só mais tarde tornou-se uma oração popular. Seu uso começou nos mosteiros, em torno do ano 1000, foi se difundindo e se tornou universal após o século XIII. O texto compreendia somente a primeira parte sem o nome de Jesus. Somente no século XV que se acrescentou a segunda parte: "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém." E foi nesta época que se acrescentou também o nome de "Jesus".
A fórmula atual da Ave Maria que se difundiu lentamente, foi divulgada no breviário publica em 1568, por ordem do Papa Pio V.
Penso ser interessante e até necessário que se saiba o que se reza e como surgiram as orações. Sabemos que o Pai Nosso foi o próprio Jesus que ensinou e aos poucos vamos nos inteirando de como e por quem surgiram as demais orações, principalmente as populares.

Leia Também Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais” Passo Fundo Futsal/Fasurgs/Zamil: uma grande equipe nos representou em 2017 A Taça Maldita! Eu só penso naquilo!