Oração da Ave Maria

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
A Ave Maria é a oração mariana mais conhecida no mundo todo. Rezada por milhares de católicos, principalmente com a oração do rosário.
Na época medieval era conhecida como "Saudação Angelical", é o resultado de um longo processo.Composta de duas partes: uma de louvor e a outra de súplica. A primeira tirada do Evangelho de Lucas e consiste na saudação do Anjo Gabriel a Maria: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo" (Lc1,28b), e na saudação de Izabel: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre" (Lc 1,42b).
Inicialmente esta oração era encontrada somente na liturgia, e só mais tarde tornou-se uma oração popular. Seu uso começou nos mosteiros, em torno do ano 1000, foi se difundindo e se tornou universal após o século XIII. O texto compreendia somente a primeira parte sem o nome de Jesus. Somente no século XV que se acrescentou a segunda parte: "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém." E foi nesta época que se acrescentou também o nome de "Jesus".
A fórmula atual da Ave Maria que se difundiu lentamente, foi divulgada no breviário publica em 1568, por ordem do Papa Pio V.
Penso ser interessante e até necessário que se saiba o que se reza e como surgiram as orações. Sabemos que o Pai Nosso foi o próprio Jesus que ensinou e aos poucos vamos nos inteirando de como e por quem surgiram as demais orações, principalmente as populares.

Leia Também 3º Domingo do Tempo Comum. Que seja feita justiça no caso “Lula” “A verdade vos libertará” (João 8, 32) Absolver é dar um viva à imoralidade