Como diferenciar psicólogo de psiquiatra

Postado por: Caroline Garcia Silva

Compartilhe

Os dois profissionais tratam o ser humano, trabalham com a saúde mental.

O psicólogo tem formação superior em Psicologia, estuda os processos mentais (emoções, sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Busca compreender o paciente em sua dimensão biológica, psíquica e social. Os pacientes além de irem tratar doenças psicológicas, acabam desenvolvendo autoconhecimento e consciência para que aprendam a lidar de uma forma mais leve com as adversidades da vida.

O trabalho do psicólogo funciona em encontros semanais ou variáveis a depender da abordagem, com duração de 50 minutos a sessão; uso de conversa em um clima de acolhimento; busca de uma melhora global da qualidade de vida do paciente.

O psiquiatra tem formação superior em Medicina, se especializou na identificação, diagnóstico e tratamento medicamentoso. O trabalho é realizado em encontros periódicos (mensais); usa de medicação para tratamento dos sintomas; tem como objetivo a redução dos sintomas.

Quando se deve procurar qualquer um destes profissionais...na maioria das vezes é necessário um trabalho multidisciplinar, pois vale ressaltar que a mente e o corpo funcionam em parceria.

Leia Também Falecimento de titular de firma individual causa a extinção da execução fiscal Treinamento psicológico e o efeito no grupo A ciência como ferramenta para a sabedoria Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais”