Banana: A fruta do bem-estar

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Vinda do sudeste da Ásia, a banana é uma fruta que possui grande variedade: há a banana prata, a banana maçã, a banana nanica e a banana ouro. É o quarto alimento que é mais produzido no mundo, uma das frutas mais consumidas do Brasil e contem em média 90 calorias e 22g de carboidrato por porção.

É muito utilizada antes de prática de exercícios por ter um tipo de carboidrato interessante para atividades aeróbicas por ser rica em potássio e melhora a circulação sanguínea.

Além do potássio – que também ajuda a reduzir a pressão arterial, – ela possui  cálcio, as vitaminas A, C (ambas geram energia), B1, B2, B6 e B12 – que acalmam o sistema nervoso-, o magnésio, o ferro – que  previne  anemia -, o ácido fólico, os açúcares naturais (sacarose, frutose e glicose) que com a junção das fibras também geram energia.

Contém ainda, uma fibra chamada inulina uma substancia que contém bactérias que ajudam na digestão e reduzem os efeitos da nicotina, normalizando os batimentos cardíacos, ainda, ameniza as dores do estômago, combate o cansaço, prolonga a sensação de saciedade depois de comida e combate a insônia.

A banana é considerada especial, pois contém um aminoácido chamado triptofanato, que produz a serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar, sendo assim indicada para pessoas que sofrem de depressão, ansiedade entre outros transtornos do sistema nervoso.

Considerando tudo isso, faz valer aquele velho ditado: Uma banana por dia, vida sadia.

Leia Também Um Fusca com roupa de Jipe Cuidado para com as crianças e os adolescentes Pedágios em rodovias são essências? O direito de ir e vir