Nas páginas de um livro: Água em Foco

Compartilhe

O Comitê Rio Passo Fundo lança, nesta sexta-feira, 2, livro produzido a partir de trabalhos desenvolvidos por alunos do 6º ano do Colégio Salvatoriano Bom Conselho

No traço colorido de crianças de 11 e 12 anos, desenhos se transformam em alertas de um futuro que se aproxima cada vez mais rápido. As palavras, escritas em uma grafia que ainda se divide entre a sensibilidade de um lápis e a intensidade da caneta, expressam não apenas as ideias de uma mente inquieta, mas o desejo de que a água, bem mais precioso para a vida humana, seja preservada. As páginas recém impressas da segunda edição do livro “Água em Foco”, que será lançado nessa sexta-feira, 2, são resultado do trabalho desenvolvido pelo Comitê Rio Passo Fundo em parceria com o Colégio Salvatoriano Bom Conselho e, mais que um conjunto de desenhos, textos e poemas, retratam a preocupação de crianças que conheceram a realidade dos recursos hídricos em Passo Fundo e, diante disso, buscam fazer a sua parte, ainda que pequena, pela preservação ambiental.

Resultado de um projeto desenvolvido desde março de 2016, o livro concentra trabalhos confeccionados por cada aluno que, a cada mês, recebiam um novo desafio: convidados a refletir sobre temas relacionados ao meio ambiente e, mais diretamente, à água, os alunos participaram de atividades teóricas e práticas que abordaram o solo, a biodiversidade, a mata ciliar e a importância da água para a vida e, mais especificamente, o Rio Passo Fundo e seu percurso e qualidade dentro da cidade; ao fim de cada encontro, as crianças das duas turmas de 6º ano produziram textos, poesias, desenhos, histórias em quadrinhos, propagandas e colagens buscando, em cada atividade, representar as ações de cada um na preservação ambiental. Ao fim, os trabalhos foram reunidos e se transformaram no livro.

O desejo de dar vida ao pensamento do Comitê e dos próprios alunos motivou que, mais uma vez, a escolha pelo projeto gráfico, desenvolvido por Cássia Paula Colla, mergulhasse no universo infantil para intensificar as cores e os traços das crianças e, ainda, dar continuidade ao projeto – que iniciou em 2015 e resultou em uma obra em parceria com o Instituto Menino Deus. Ainda, o presidente do Comitê Rio Passo Fundo inicia a obra falando sobre a entidade, sua relação com a educação ambiental e seu papel dentro da Bacia Hidrográfica. O prefácio, intitulado “Água: O combustível da vida”, foi escrito pela diretora do Colégio Bom Conselho, Ir. Lourdes Oro, e elucida, de forma breve, a experiência da escola. “Os estudantes tiveram a oportunidade de ampliar a visão dos inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação a água e ao meio ambiente e, através do conhecimento, puderam assumir de forma autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação”.

O lançamento de “Água em foco” acontece nesta sexta-feira, 2, no Colégio Bom Conselho, às 18h30

Créditos: Sammara Garbelotto (Divulgação)

Leia Também Passo Fundo recebe oficina do ZEE Período chuvoso requer atenção com animais peçonhentos FRENTE A FRENTE: Ari conversa com o Secretário do Meio Ambiente, Rubens Astolfi Rio Passo Fundo: juntos pela preservação