Livro Água em Foco é lançado no Bom Conselho

Compartilhe

Livro “Água em Foco”, produzido pelo Comitê Rio Passo Fundo, em parceria com o Colégio Salvatoriano Bom Conselho, aborda a questão da água sob o olhar infantil e está disponível para a comunidade

Depois de cinco meses de atividades voltadas para o cenário dos recursos hídricos, os alunos das duas turmas de 6º ano do Colégio Salvatoriano Bom Conselho receberam, em mãos, o resultado do projeto “Água em Foco”, realizado pelo Comitê Rio Passo Fundo desde março deste ano: o livro, que leva o nome do projeto, é a conclusão de atividades que proporcionaram aos alunos uma imersão em conteúdos relacionados ao meio ambiente e, mais especialmente, à água. Lançada na última sexta-feira, 2, com a presença da comunidade escolar e das famílias, a obra está disponível para a comunidade.

No pátio da escola, a exposição Varal de Ideias apresentou parte dos trabalhos desenvolvidos durante o projeto. Neles, o traço dos alunos apresentou o cenário da água na cidade e um panorama da situação dos recursos hídricos no estado, no país e no mundo. Além de estarem expostos, os trabalhos ganham, também, as páginas do livro que, através da cor e da palavra, apresenta a visão de cada um sobre o assunto. Com a criatividade e a entrega que somente as crianças são capazes de ter, as páginas da obra são uma espécie de diário capaz de carregar não apenas os conhecimentos obtidos em cinco meses de trabalho, mas, mais do que isso: os medos, angústias, preocupações e, quem sabe, esperanças que uma criança de 11 anos consegue ter quando pensa em seu futuro.

Para o presidente do Comitê Rio Passo Fundo Claudir Luiz Alves, o resultado é motivo de felicidade e orgulho. “Tenho convicção que não realizamos nada sozinhos. Somos semeadores. Jogamos a semente. Precisamos das famílias para que ajudem a cultivar essa semente. A educação ambiental é fundamental. Esses alunos viram uma infinidade de temas e participaram de atividades que são base em sua educação. Passamos por todas as disciplinas e tenho certeza que isso fica para a vida. O livro é prova disso e, mais ainda, é a expressão da criatividade diante do aprendizado”, comenta. O sentimento se reflete na escola. “Foi uma ideia luminosa que teve por objetivo a sensibilização da comunidade escolar para o uso consciente da água e a promoção do debate ambiental dentro da escola. Parcerias como a realizada com o Comitê só fortalecem o trabalho pedagógico em sala de aula. E, por fim, a consciência sobre o uso das águas e sua preservação fomenta nos estudantes a responsabilidade pelo cuidado com planeta e a preservação da vida – parte fundamental da missão salvatoriana”, destaca a diretora da escola, Irmã Lourdes Oro.

Para os alunos que se engajaram na causa, a percepção é de que é preciso olhar para o lado. “O projeto foi muito bom para todos os alunos do 6º ano. Aprendemos muito e nos conscientizamos sobre a falta de água, sobre a importância da mata ciliar – que é quem protege rios, lagos e lagoas – e, também, como sempre devemos cuidar das nascentes e como funciona o tratamento da água”, relatou Maria Clara Dal Forno Casagrande. Além dela, Juliane Goettmes da Costa agradeceu a oportunidade de participar do projeto. “Fizemos muitas pesquisas de campo e tivemos muito apoio para aprender tudo o que precisávamos sobre a água. O projeto nos uniu e, por ser algo novo, proporcionou que fizéssemos um bom trabalho para divulgar, ainda mais, a causa ambiental”.

Depois de lançado, a obra “Água em foco”, está disponível para a comunidade e pode ser encontrada, de forma gratuita, na sede do Comitê Rio Passo Fundo.

Créditos: Sammara Garbelotto (Divulgação)

Leia Também Passo Fundo recebe oficina do ZEE Período chuvoso requer atenção com animais peçonhentos FRENTE A FRENTE: Ari conversa com o Secretário do Meio Ambiente, Rubens Astolfi Rio Passo Fundo: juntos pela preservação