Dicas para manter-se concentrado no seu dia a dia

Compartilhe

Nos dias que correm a concentração é uma coisa rara. Temos diversas formas para falar, enviar e receber mensagens, telefones fixos, Internet, e-mail, SKYPE, Facebook, Instagram, Whatsapp, Gtalk… e a lista não tem fim. Se nunca sofreu da síndrome de défice de atenção antes, o mais certo é que em horário de trabalho esta sendo sua maior inimiga. A concentração é algo que requer luta, não é uma coisa que simplesmente ligamos cada vez que precisamos dela. Se quiser trabalhar em modo 100% concentrado, terá de assegurar um ambiente de trabalho perfeito. Foi nesse sentido que reunimos estas dicas:

1.                  Utilize ferramentas offline. Blocos de notas, cadernos, papel reciclado, canetas, lápis e outras ferramentas físicas são dádivas para quem tem dificuldade em concentrar-se ao longo do dia de trabalho. São tão fáceis e rápidas de utilizar, que não temos de nos preocupar em desconcentramo-nos.  

2.                  Mantenha um ritmo estável. Não tente fazer demais. Se mantiver o seu ritmo de trabalho estável, é mais fácil geri-lo e manter-se atento. Infelizmente, muitas pessoas confundem isto com “trabalhar até não poder mais, sem qualquer pausa”.

3.                  Planeje seu dia. Planejar o seu dia é uma excelente forma de começar a entrar em “modo concentração”. Certifique-se que a sua lista de afazeres tenha várias pequenas tarefas e fáceis de executar.

4.                  Estabeleça prazos. Não há melhor motivação do que um prazo. Por isso mesmo, uma das formas mais eficazes de manter-se imerso no seu trabalho é estabelecer prazos para a sua conclusão. Estabelecer um prazo limite viável é uma excelente maneira de pôr qualquer projeto em marcha rápida.  

5.                  Mantenha um diário. Pode ser uma agenda eletrônica  ou um velho caderno, o importante é que mantenha um diário daquilo que concretizou ao longo do dia. Para além de manter tudo organizado e à mão, é um excelente arquivo do que já foi feito. Ver e saber tudo aquilo que já conseguiu concluir é um bom truque para manter-se 100% concentrado, com os olhos postos na meta final.

6.                  Visualize o seu dia logo de manhã, antes de tudo começar. Um pouco de meditação pré-trabalho sobre as prioridades para aquele dia é uma ótima maneira de começar o dia concentrado e com os níveis de produtividade em alta.

7.                  Comece bem o dia, todos os dias. Não há melhor forma de começar o dia do que com um bom café da manhã, aliado a um pouco de silêncio e gratidão por mais um amanhecer e um dia de trabalho. Experimente!

Leia Também Alimentação durante o tratamento da infecção urinária Estado falha e municípios pagam a conta da saúde O cão, o trigo e o Fusca Não incide IOF sobre fluxo financeiro em participação em sociedade