Praticar atividade física ou exercício físico?

Postado por: Angela Pellicioli

Compartilhe

Graduada em Educação Física e Especialista em Gestão e Marketing Esportivo, Angela Peliciolli passa a escrever, a partir de hoje, às quintas-feiras em nosso Portal, sobre a saúde do corpo.

A maioria das pessoas confundem esses dois termos tão distintos que na prática faz toda a diferença para a saúde e rendimento esportivo.

A atividade física classifica qualquer atividade aleatória e sem nenhum objetivo a não ser movimentar-se e ter prazer no mesmo.

Diferentemente o exercício físico, classifica como um exercício planejado, com orientação de profissional, praticado periodicamente, com algum objetivo, como a melhora da saúde, emagrecimento, condicionamento físico, performance em modalidade esportiva específica, regulação da pressão arterial, colesterol, glicose, entre outros.

Para melhor entendimento vamos dar o exemplo de um indivíduo que gostaria de emagrecer. Se esse indivíduo optar pela atividade física, normalmente ele sairia caminhar 3 vezes por semana, em uma distância confortável e com o passar dos dias aumentaria a distância da caminhada. Mas se utilizaremos o exercício físico com orientação de um profissional de educação física, se praticaria exercício físico no mínimo três vezes na semana. Porque o profissional poderá orientar cada dia da semana com um estímulo diferente, através de caminhadas mais aceleradas, reforço muscular para moldar o corpo enquanto emagrece, também estimulando o sistema cardiorrespiratório aumentando a resistência aeróbica e dando base para aquelas caminhadas serem mais fáceis e/ou longas.

O corpo humano se adapta muito fácil, por isso é importante trocar o estímulo para o metabolismo acelerar e poder gastar mais calorias ao longo do dia causado pelo exercício físico. Se não acontecer uma sequência de exercício físico não haverá a continuação de gasto calórico, ou seja, se para de emagrecer.

Então o que você oferecerá ao seu corpo, atividade física ou exercício físico?

Leia Também Fusca e outros motores GPS é medida útil é barata para o Interior Consciência negra, consciência política! (1) Quem será o novo Presidente do Brasil em 2018?