4º Domingo do Advento

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
Levantai-vos, ó pórticos antigos, para que entre o rei da glória. É o Senhor dos exércitos. Salmo 23(24), 7c.10b
Último domingo do tempo, chamado Advento, onde nos preparamos para vinda Daquele que é o Salvador. perguntemo-nos o que fizemos para recebê-Lo? No Antigo Testamento, como fala a primeira leitura do profeta Isaías 7,10-14 era anunciado que uma mulher conceberia e daria à luz um filho, e o chamaria: " Deus Conosco". A segunda leitura do apóstolo Paulo aos Romanos 1,1-7  estabelece Jesus, Filho de Deus, o Ressuscitado.
O evangelho, segundo evangelista Mateus 1,18-24 nos traz o anúncio do anjo a José, esposo de Maria que daria à luz ao Filho de Deus. O Emanuel, Deus Conosco. 
Estamos às portas da solene celebração do Natal. Na figura frágil de um menino recém-nascido, será realidade no seio da terra, no coração da humanidade, na carne humana. Maria com o seu "sim" nos dá este presente. José, o homem justo, que aceita com profunda humildade o desejo de Deus, aceita ser pai adotivo do Filho de Deus, a quem ele "lhe dará o nome de Jesus, pois Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados".
Uma das poucas coisas que sabemos de Maria e José é que ambos se unem no serviço, no cuidado de Jesus, que é entrega à vida e ao Reino de Deus. Deixaram outros projetos certamente, sonhos pessoais, para livremente abraçar a proposta da vinda do Messias. 
Que esta semana que antecede o Natal, seja vivida com grande expectativa e alegria e que o Menino possa nascer em nossos corações, em nossas famílias, em nossos ambientes de trabalho e ainda na nossa nação brasileira, trazendo para todos a paz, a ética, a dignidade, a igualdade e a justiça.

Leia Também Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais” Passo Fundo Futsal/Fasurgs/Zamil: uma grande equipe nos representou em 2017 A Taça Maldita! Eu só penso naquilo!