VW Kombi – a história da “velha senhora” – parte final

Postado por: Júlio César de Medeiro

Compartilhe

A despedida da Kombi

Então, depois de mais de 60 anos em produção e ainda sendo montada apenas no Brasil, em 2013 a Volkswagen anunciava o fim da Kombi. O motivo foi a impossibilidade de adaptar a “velha senhora” para receber ABS e Airbags e adequar-se à lei.

A despedida da Kombi não podeira ser simplesmente um apagar de luzes. Tudo o que o modelo representou teria que ser lembrado e, principalmente, celebrado. Assim, a VW produziu uma série especial da Kombi para marcar o encerramento da produção – a kombi Last Edition – limitada a 600 unidades, numeradas e diferenciadas do modelo normal comercializado. Pintura “saia e blusa” em azul e branco, faixas brancas nos pneus, bancos e revestimentos internos também em tons de azul e branco e cortinas nas janelas equipavam a Last Edition, que vinha com o motor 1.4 arrefecido a água e um preço que era praticamente o dobro do modelo normal.

A campanha de publicidade encomendada pela VW para anunciar o fim da Kombi englobou anúncios em formatos tradicionais como jornais, revistas, rádio e TV, mas foi centrada no site onde o público pode contar histórias sobre seu relacionamento com o veículo. Mais de 300 relatos de pessoas de vários lugares do mundo foram recebidos e depois reunidos em um livro, publicado nas versões digital e impressa.

Alguns autores desses relatos foram selecionados para serem os “herdeiros” da Kombi na peça publicitária que encerra a campanha – o vídeo “Os últimos desejos da Kombi”. É emocionante. Quem gosta de carros não assite aos 4 minutos desse vídeo sem ao menos um suspiro saudosista.

O vídeo representa uma Kombi Last Edition rodando pelo mundo enquanto “fala” de sua vida. Ao mesmo tempo lembranças suas são recebidas pelos seus herdeiros. Ao fim, entrando na cidadezinha holandesa de Amersfoort, a Kombi revela que sua última jornada foi para “ir para casa”, para reencontrar sua família: o filho do seu criador Ben Pon, que é tecnicamente seu irmão. Este vídeo foi tão feliz e o apelo emocional foi tão grande que obrigou a VW a dobrar a produção da série Last Edition, sendo que foram fabricadas assim 1200 unidades, compradas por colecionadores de todo o mundo. Encerrou-se assim com chave de ouro a trajetória da “velha senhora”.

Como estamos as vésperas do Natal, desejo que o verdadeiro sentido das comemorações natalinas seja lembrado e vivenciado por você e pela sua família. Desejo ainda que sua jornada seja tão linda e vitoriosa como foi a da Kombi que, após muitos e muitos anos de trabalho, alegrias e tristezas, pode ser lembrada com carinho pelo mundo todo e, o mais improtante de tudo, teve um lugar e uma família para onde voltar.

Deixo o link do vídeo “Os últimos desejos da Kombi” como meu presente de Natal, para você emocionar-se também.   https://www.youtube.com/watch?v=0ewKX4Dg-cI

Feliz Natal! 

Leia Também Contenção de despesas em todas as classes Jaquetas femininas e masculinas inverno 2017 Juiz considera ilegal a cobrança da taxa de saúde suplementar Psicologia Jurídica