Missa do Galo

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
Falamos a respeito de muitas coisas e na maioria das vezes não sabemos a sua procedência e significado. Assim sendo desejo falar um pouco sobre a "Missa do galo" que todos os anos é mencionada, participada e assistida.
A missa do galo foi instituída no século V. Rezada a meia noite do dia 24 de dezembro. Recebeu este nome porque na hora da celebração eucarística, um galo cantou fortemente anunciando a vinda do Menino Jesus.
A Igreja Católica realiza esta missa desde o ano 330 d.C. na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, na Itália, e o galo a concebe por representar vigilância, fidelidade e testemunho cristão.
O nome missa do galo teve origem no fato de Jesus ser considerado o sol nascente que veio nos visitar, clareando a escuridão.
O galo também caracteriza o nascer do sol e o seu canto simboliza o amanhecer, comemorado pelo pagãos, como forma de agradecer ao Deus Sol o surgimento do sol após o longo período do inverno.
Penso que é muito importante estarmos sempre informados dos fatos que vivemos e vivenciamos, uma vez que, seremos conhecedores de coisas e fatos que nos rodeiam e na maioria das vezes desconhecemos o seu "porque".
Desde já Feliz Ano Novo a todos e que o Senhor nos ajude em dias melhores.
Fiquem na paz do Senhor Jesus. 

Leia Também Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais” Passo Fundo Futsal/Fasurgs/Zamil: uma grande equipe nos representou em 2017 A Taça Maldita! Eu só penso naquilo!