Missa do Galo

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
Falamos a respeito de muitas coisas e na maioria das vezes não sabemos a sua procedência e significado. Assim sendo desejo falar um pouco sobre a "Missa do galo" que todos os anos é mencionada, participada e assistida.
A missa do galo foi instituída no século V. Rezada a meia noite do dia 24 de dezembro. Recebeu este nome porque na hora da celebração eucarística, um galo cantou fortemente anunciando a vinda do Menino Jesus.
A Igreja Católica realiza esta missa desde o ano 330 d.C. na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, na Itália, e o galo a concebe por representar vigilância, fidelidade e testemunho cristão.
O nome missa do galo teve origem no fato de Jesus ser considerado o sol nascente que veio nos visitar, clareando a escuridão.
O galo também caracteriza o nascer do sol e o seu canto simboliza o amanhecer, comemorado pelo pagãos, como forma de agradecer ao Deus Sol o surgimento do sol após o longo período do inverno.
Penso que é muito importante estarmos sempre informados dos fatos que vivemos e vivenciamos, uma vez que, seremos conhecedores de coisas e fatos que nos rodeiam e na maioria das vezes desconhecemos o seu "porque".
Desde já Feliz Ano Novo a todos e que o Senhor nos ajude em dias melhores.
Fiquem na paz do Senhor Jesus. 

Leia Também 3º Domingo do Tempo Comum. Que seja feita justiça no caso “Lula” “A verdade vos libertará” (João 8, 32) Absolver é dar um viva à imoralidade