Sobre os excessos alimentares de fim de ano

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Fartura de comidas e bebidas, horas e horas de divertimento, as festas  final de ano são regadas de prazeres. Mas, o problema é que essas  comemorações chegam acompanhadas de muitos exageros.

Muitas pessoas perguntam: mas como conseguir manter o equilíbrio e o consumo alimentar adequado nesse momento?

Pois aqui vão algumas dicas para você poder comemorar e  aproveitar as festas sem sofrer as consequências no dia seguinte:

Água: O consumo de água  deve ser aumentado para compensar os excessos e estimular a metabolismo considerando principalmente quando houver consumo de bebida. Para cada copo de bebida alcoólica ingira pelo menos dois de água.

Frutas esucos de frutas: Principalmente nos dias que cometer os excessos procure no dia seguinte realizar o café a manhã com redução da ingestão de carboidratos refinados , optando por alimentos com potencial desintoxicante como sucos de frutas associados com algumas hortaliças como a couve, espinafre,  ou coentro, para eliminar os excessos de toxicidades. .

Gorduras: Modere a ingestão de gorduras e opte por aquelas na versão boa, presente nos peixes, oleaginosas, azeite de oliva entre outras vegetais.

Carnes: Evite consumir  carne vermelha em dias consecutivos . O tempo de digestão é relativamente longo e isso interfere no bem estar.

 Para que você possa desfrutar dos momentos em família e entre amigos, sem prejuízos a sua saúde e seu bem estar, a palavra certa é moderação, pois os exageros de um dia podem  resultar no comprometimento de mais de dois dias de recuperação.

ALEGRIA, PAZ, COMPAIXÃO , PERDÃO, SOLIDARIEDADE, HUMILDADE E FÉ SEJAM SEMPRE OS INGREDIENTES DO NOSSO CARDÁPIO TODOS OS DIAS.

Boas festas e um ano novo cheio de muita prosperidade.

 

Leia Também Ministério da Saúde libera recursos para o Qualifar-SUS Alimentos ricos em Potássio Nossa Senhora da Conceição Advento: Esperar com esperança