Acidentes de trânsito – Fotografia e filmagens

Postado por: Gilmar Teixeira Lopes

Compartilhe

Não há dúvida (de) que as fotografias e filmagens extraídas no local do acidente assumem relevantes funções na prova documental a ser proporcionada no processo judicial. Porém, é de fundamental importância sejam as mesmas efetuadas num ângulo que venha a permitir uma perfeita consonância com os dados constantes no boletim de ocorrência.

Além disso, ao efetuar o levantamento fotográfico é imprescindível seja feito de forma a contemplar todo o lugar onde foi o palco do acidente, principalmente em ambos os sentidos que trafegam os veículos e de lado, apontando ainda eventuais marcas de frenagens ou derrapagens que possam trazer relação com o acidente. Deve-se conceder uma atenção especial em relação aos danos nos veículos, ou seja, apontando se o mesmo foi por impacto lateral, frontal, traseira, bem como a sua orientação (por exemplo, de frente para trás (em face de sua trajetória) e da direita para esquerda (em razão do embate) e se ocorreu por afundamento ou fricção. É importante, ainda, o registro dos locais onde restaram projetados as partes da carroceria.

Não bastasse isso, deverá a parte interessada ou autoridade registrar a sinalização existente no local e suas proximidades, sempre as identificando de forma casada, isto é, por exemplo, se a última sinalização de velocidade está localizada com uma considerável distância antes do acidente, o registro deverá ser feito a partir e na sequência de um determinado ponto fixo à frente até o instante do local do sinistro. Da mesma forma a existência e, caso positivo, a exata localização da placa de PARE; mesmo que tenha alguma sinalização irregular, esta também deverá constar na fotografia.

Um cuidado essencial diz respeito à luminosidade na foto, pois essa deverá ser o mais próximo da realidade contemplada naquele instante do fato. Neste aspecto é de fundamental importância adotar uma cautela com relação à fotografia que registra a cor dos veículos. Tendo em vista que atualmente existem muitas cores similares, por ocasião do registro fotográfico deverá ser levada em consideração a posição solar para que essa não venha influenciar ou alterar a cor dos objetos ou veículos.   

Destaca-se que, através da fotografia e filmagens, pode-se registrar as condições dos veículos, seus ocupantes, pista, tipo de pavimentação, o estado de conservação, degraus em relação ao acostamento, testemunhas, fluxo, entre outros.

 

Leia Também Feriado e treinos As armadilhas da Reforma Trabalhista O direito de não aceitar! Identidade