Bancos de Passo Fundo terão que ter guardas 24 horas

Postado por: João Altair da Silva

Compartilhe

Foi publicada hoje no Diário Oficial do município de Passo Fundo, a lei nº 5.227, de autoria do vereador Patric Cavalcanti (DEM), que obriga as agências bancárias da cidade, sejam privadas, públicas ou cooperativas, a manterem vigilância armada durante 24 horas por dia, inclusive, nos finais de semana e feriados. Do ponto de vista da segurança dos clientes, que vão às agências, inclusive, na madrugada sacar dinheiro em caixas eletrônicos, e da geração de emprego na categoria, a lei é interessante. Um dos argumentos do vereador são os lucros extraordinários dos bancos, apresentados a cada final de semestre e que destoam da realidade empresarial. Nesses últimos anos, por exemplo, todos de crise, muitos apresentaram balanços com crescimento de 30%, 40%. Ocorre, no entanto, que a lei não faz distinção à ninguém. As cooperativas de crédito não visam lucros e não apresentam resultados tão positivos quanto os demais bancos. A Cresol trabalha numa agência humilde, atende somente pequenos agricultores, tem três ou quatro funcionários e teria que dobrar o pessoal somente contratando vigilantes. O Sicredi já fez um cálculo por cima, teria que contratar mais 18 vigilantes, no mínimo, segundo o diretor executivo Vidolmar Pazinatto, valou na Rádio Planalto.

Em algumas cidades do país, a lei já foi implementada. Segundo o vereador Patric, está dando certo. Em todas essas cidades, no entanto, os bancos tentaram, na Justiça, anular a lei. Assegura o autor que existe até jurisprudência do STF assegurando os efeitos da legislação municipal.

Meu temor é que nós pobres clientes, correntistas, tenhamos que pagar a conta. Vamos ficar de olho, aquele desconto rotineiro na nossa conta, já magra, que tem os mais diversos nomes, no meu caso chama-se de Cesta Relacionamento, no valor de R$30,00 por mês, poderá aumentar bastante.   

Leia Também 33º Domingo do Tempo Comum. O Enart, de novo! A importância de ter uma recepcionista/secretária preparada em seu consultório. Feito é melhor que perfeito