Qual é o limite do seu corpo

Postado por: Angela Pellicioli

Compartilhe

Você sabe identificar o limite do seu corpo? Você realmente sabe quando está cansando, quando cansou, quando chegou ao seu limite? Pois é, nós só conseguiremos identificar se nos expuser a uma carga de exercício físico que chegamos realmente a exaustão.

Tecnicamente existem diversos testes de esforços para saber o valor real de esforço. Uma escala muito conhecida, utilizada em piscinas ou algumas práticas aeróbicas que se chama “escala de Borg”, onde ele se baseia no batimento cardíaco para identificar qual o nível de esforço o indivíduo se encontra.

A tabela abaixo esclarece como é utilizada a escala de Borg atualizada:


Fonte: http://www.treinomestre.com.br/

Vamos usar de exemplo uma caminhada/corrida com base na tabela anterior: inicia com uma caminhada leve, nível de esforço 1; começa acelerar a caminhada: nível de esforço 3; trotar leve: nível de esforço 4; correr: nível de esforço 5; acelera a corrida: nível e esforço 8; volta para a caminhada: nível de esforço 2.

Com o tempo, se for repetido o mesmo exercício dentro do mesmo tempo. Você perceberá que o nível de esforço será menor. Assim você poderá avançar aos poucos o treinamento e para nós, população que pratica exercício físico e não somos atletas, não precisamos avançar do nível de esforço 8, evitando a exposição do nosso corpo ao extremo e ficar com mal estar na hora e por muito tempo depois.

Agora, vamos botar os tênis, e testar qual o nível de esforço você chega, lembrando que o menos é mais!

Leia Também O poder da Educação Ambiental Hoje é o Dia Mundial do Fusca! Preocupações com a juventude! Não existe tempo ruim, só roupa inadequada