PRESÍDIOS ESTÃO ENTREGUES AS FACÇÕES CRIMINOSAS

Postado por: Ronaldo Rosa

Compartilhe
 
As chacinas que ocorrem nos presídios do Brasil, como esta que está apavorando o mundo, em Manaus, são consequências da omissão total do Estado na área da segurança pública. Há décadas quem comanda os presídios, da porta para dentro, são facções criminosas. O governo lavou as mãos, por isso que acontece de tudo nas cadeias, inclusive com a logística facilitada por quem deveria fiscalizar, mas preferiu ficar do lado da criminalidade. Policiais e agentes tão bandidos, quanto os que estão atrás das grades.  O Estado, por medo, por incompetência, por irresponsabilidade, faz vistas grossas para esta situação. Enquanto não houver uma virada de mesa e os órgãos de segurança pública, inclusive Judiciário e Ministério Público, não se imporem perante o crime organizado as chacinas irão continuar e se tornar cada vez mais comuns.
 

Delegacias fechadas por medida de segurança
 
Quem procura os plantões 24 horas da Polícia Civil em Passo Fundo e também em outras cidades do estado, em determinados momentos se surpreende ao encontrar as delegacias fechadas, com cadeado e tudo. Acontece que a falta de contingente levou a esta medida. São poucos policiais no plantão, as vezes apenas dois, se ocorre um crime, como homicídio, por exemplo, um, ou até mesmo os dois, precisam sair para ir até o local, aí só resta fechar as portas mesmo e quem precisar de atendimento ou espera ou desiste. Situação difícil, mais um caso onde o Estado não consegue atender o básico da necessidade da população.
 
 
Como ficam os salários na iniciativa privada
 
Vem aí um momento tenso na relação de patrões e empregados, pois as datas bases de muitas categorias se aproximam e, assim como no serviço público, os trabalhadores fatalmente terão suas expectativas frustradas. A iniciativa privada pena com uma carga tributária pesada, que nos períodos em que a economia vai bem, até pode ser carregada, mas num período como o que estamos vivendo, aonde o dinheiro sumiu da praça e também os consumidores, fica difícil manter o negócio e ainda valorizar os colaboradores.
 
Inquilinos obrigados a pagar o IPTU
 
No programa Frente e Verso, que estreio sábado na Rádio Planalto, a maioria absoluta das pessoas que opinaram defenderam que o imposto deveria ser pago pelo proprietário e não pelo inquilino. Por ter legislação federal que regra esta relação de consumo, mesmo que seja injusto o inquilino pagar, os municípios não podem criar uma lei diferenciada, sob pena de ser considerada inconstitucional. Portanto, na prática quem paga é quem aluga o imóvel, salvo negociação prévia na hora de firmar o contrato de locação.
 

Leia Também Mentira desmascarada Linda ou ridícula? Muito obrigado Dom Urbano! O respeito à propriedade alheia