Alimentos para melhorar a qualidade do sono

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Uma boa noite de sono é fundamental para a saúde, evita problemas como: Depressão, obesidade, melhora a imunidade, pressão arterial e até doenças de pele, mas 40 % da população brasileira sofrem para ter um sono de qualidade.

As causas podem ser diversas, desde estresse ou até mesmo má alimentação, pois a falta de nutrientes pode afetar a produção do hormônio melatonina que regulariza o sono e ainda contribuir para o controle de peso. Por isso, evitar alimentos estimulantes contendo cafeína, catequinas e guaraná devem ser evitados principalmente após as 16 horas, mas incluir aqueles que estimulam a produção de melatonina favorecem  ainda mais  para manter a qualidade do sono, são eles: Portanto, alimentos que são ricos em triptofano, convertem-se em serotonina (neurotransmissor responsável pelo bem-estar ) facilitam a produção de melatonina (hormônio do sono).

Aveia: Por ser fonte de triptofano ajuda a manter um sono contínuo.

Alface: Essa hortaliça possui uma substância chamada lactucina que tem efeitos calmantes.

Banana: Além de ser fonte de vitaminas como o complexo B, B6 e magnésio, a banana ainda é rica em triptofano, favorece também a continuidade do sono. 

Linhaça: Além de ajudar no processo de emagrecimento, a linhaça melhora o sono, o humor, a ansiedade, a irritabilidade e a depressão. Rica em Ômega 3, ela ainda ajuda na regulação dos neurotransmissores.

Maracujá: Além de ser fonte de vitaminas do complexo B, o maracujá tem efeito calmante e pode auxiliar no relaxamento antes de dormir. 

Leite: Também é fonte de triptofano, aminoácido que se converte em serotonina, o leite relaxa e induz o sono.

Couve: Por ser fonte de magnésio, cálcio e vitamina B, a couve é essencial no sono e no relaxamento muscular.

Manter uma rotina diária de alimentação equilibrada, exercícios físicos e evitar carne vermelha a noite contribui para um sono adequado mantendo assim a saúde e bem-estar.

Leia Também “A verdade vos libertará” (João 8, 32) Absolver é dar um viva à imoralidade Corrupção – recursos recuperados serão utilizados para saúde e educação O seu terapeuta é psicólogo?