Qual a diferença em correr em asfalto, terra e grama?

Postado por: Angela Pellicioli

Compartilhe

Especificamente para corredores da região norte do Rio Grande do Sul, esses três tipos de solo são mais utilizados em corrida e treino, tendo suas vantagens e desvantagens sobre em rendimento.

O asfalto, é mais duro, responde mais rápido a passada, porque com muita facilidade impulsiona o corpo para frente. Entre os três pisos ele é o mais rápido, digamos que podemos bater recordes pessoais treinando. Também a maioria das provas acontece nesse solo, até para evitar lesão de prova, pois diminui a incidência de torções de tornozelo, menos quedas e se enxerga onde está pisando. Porém, para treinamento ele tem a desvantagem de lesão principalmente de joelho, quadril e coluna vertebral, por alto impacto, causado pela resposta rápida de impulsão.

Na terra, brita, estradão, trilhas, entre outros, se opta para treinar longão (corrida por um longo tempo e velocidade média/baixa). Utilizado pelo menor impacto sobre as articulações. As pistas de brita, protegem as articulações, trazendo a longo prazo uma vida útil ao corredor pela preservação das articulações, por isso, você que treina em pista pode observar os corredores que seguem planilha utilizando esse tipo de solo. A desvantagem digamos especificamente da estrada de terra (estradão) ou trilhas que a facilidade em virar o pé, cair é mais alta que asfalto, nem sempre você sabe onde está pisando ou não enxerga onde colocará o pé no próximo passo.

A grama é normalmente para o corredor descansar, quando o treino anterior foi muito desgastante, velocidade e/ou resistência, se utiliza a grama para preservar muito a articulação, o impacto diminui ainda mais e com isso acontece à liberação de ácido lático (diminuindo as dores do treino anterior) e manutenção do batimento cardíaco.

Então qual é a melhor opção em treinar? Todas! Cada um com seu objetivo e também é importante realizar um revezamento entre os solos para um melhor desempenho conforme a planilha de treino apresentada. Para quem não tem planilha, treinar nos três solos proporciona a base para a futura planilha se você continuar correndo, porque todos queremos melhorar e com ajuda de um profissional pode melhorar significativamente.

Leia Também Fusca e outros motores GPS é medida útil é barata para o Interior Consciência negra, consciência política! (1) Quem será o novo Presidente do Brasil em 2018?