Coaching para área da saúde: Ferramenta de treinamento no atendimento ao paciente.

Postado por: Vania Carteli

Compartilhe

O atendimento ao paciente/cliente é uma peça fundamental em um consultório, clinica ou hospital, já que é o contato com aquilo que você, empresário, tem de mais precioso: os pacientes/ clientes. Seja o atendimento ao paciente ou na venda, seja o de pós-venda, ou ainda seja o de tirar dúvidas, qualquer contato que sua empresa tenha com um paciente/cliente é extremamente valioso.

Afinal, se não há pacientes/clientes, não existe empresa, não é mesmo? Por isso, quem está ali, lidando diariamente com o seu público-alvo, precisa ser treinado de acordo com o que sua empresa quer transmitir.

“Trate os outros como você gostaria de ser tratado”. Às vezes, você, como paciente/cliente, prefere ser atendido de uma maneira mais tranquila, mais ‘carinhosa’, enquanto outra pessoa prefere uma conversa mais ágil e objetiva. Percebe como as pessoas têm jeitos e expectativas diferentes? Ainda que seja essencial uma empatia do funcionário da sua empresa com seu paciente/ cliente, ele não pode deduzir qual a melhor maneira de se fazer isso.

Por isso, se você tem um negócio, é preciso entender muito bem qual seu público e saber, inclusive, quais as características dele e de como ele gostaria de ser tratado. Depois de estudado a fundo seu paciente/cliente, o ideal é que você monte um padrão de atendimento que seja coerente com a expectativa dele, ou seja, do que ele espera de um atendimento.

É preciso criar um processo para treinar as pessoas com técnicas de coaching que serão responsáveis em ser o canal entre a empresa e os pacientes/clientes e ir muito além disso: é preciso valorizá-las. Isso porque são elas que, no momento do atendimento ao cliente, estão representando sua empresa.

Esse treinamento com ferramentas e técnicas de coaching deve ser acompanhado frequentemente para garantir que seu paciente/cliente seja atendido de acordo com o que foi traçado pela empresa. Além disso, é primordial que você, como empresário, meça sempre a satisfação do seu público. Como eu faço isso? No próprio dia a dia é possível ter uma noção disso, mas outra alternativa muito eficiente são as pesquisas de opinião, as quais te ajudam a entender especificamente o que está satisfatório, o que está ruim e o que pode ser corrigido. Ao se deparar com esses resultados é sempre recomendado que se tome rápidas providências internas, o que evita que a imagem da sua empresa seja denegrida.

Deu para entendeu a importância de investir num bom atendimento? Estude seu público e desenhe um processo de atendimento para sua empresa. Um bom atendimento fideliza seus pacientes/clientes e só melhora a boa imagem do seu negócio! Pense sobre isso, pode ser é um grande diferencial para seu crescimento.

 

Leia Também A subjetividade na perspectiva rizomática Cenário social x talentos do futebol Três gols de bola aérea: onde está o problema? A crônica de uma sentença anunciada