Alimentos essenciais para o verão

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Todo mundo quer aproveitar a estação mais festiva, ensolarada, animada e, claro, mais quente de ano. Mas para aproveitar o verão ao máximo é preciso tomar alguns cuidados, como ingerir muito líquido, aplicar protetor solar na pele, com frequência e cuidar da alimentação para prevenir problemas como desidratação, problemas digestivos, insolação e pressão baixa, por exemplo. Mas existem aqueles que não podem ficar de fora da nossa lista diária:

Melancia: Excelente hidrante e é composta por 90% de água. Além disso, é riquíssima em vitamina A, C e licopeno, substância que dá a cor avermelhada ao fruto e que atua como poderoso antioxidante. O licopeno ajuda a evitar doenças como câncer, pressão alta, artrite, problemas cardíacos e degeneração macular, doença na retina ocular que prejudica a visão.

Pepino: O pepino é outro alimento cuja composição tem muita água, e o que é melhor: tem pouquíssimas calorias. Contém erepsina, um aminoácido que promove a limpeza e o bom funcionamento do intestino, e também melhora a digestão, o que é muito importante no verão. Além disso, é fonte de vitamina C, que ajuda a proteger a pele dos raios solares ultravioletas (UVA e UVB), que podem causar rugas, manchas e até câncer.

Abobrinha: É uma grande fonte de oxidantes e vitaminas A e C, e ajuda o organismo a absorver vitamina B. Outros componentes da abobrinha melhoram o metabolismo e regula o nível de açúcar do sangue. Além disso, a abobrinha contem vitamina K, zinco, colina, fósforo, potássio, ácido fólico, magnésio e fibras. Também é um alimento com boa composição de água, e ajuda a hidratar.

Manga: É uma ótima fonte de energia para os dias quentes, pois é rica em vitaminas A, C e E. Devido sua quantidade de vitamina A é considerada foto protetora, ou seja, protege a pele É ótima para quem está com aquela sensação de cansaço e fadiga por causa das altas temperaturas.

Milho: Tem altas doses de luteína e zeaxantina, dois poderosos antioxidantes que protegem fortemente a pele contra os raios solares UVA e UVB. Essas duas substâncias ainda reduzem o risco de degeneração macular. O milho ainda tem ácido fólico, que dá energia ao corpo, além de vitamina B, que diminui os níveis de estresse e de colesterol. Por isso, inclua o milho na sua alimentação durante o verão, principalmente se permanecer muito tempo exposto ao sol.

Limão: É uma das mais conhecidas fontes de vitamina C, e também ferro, cobre e outra boa fonte de eletrólitos. Ajuda na digestão e é ótimo para a pele, pois evita a hiperpigmentação, manchas e espinhas, mas deve-se tomar muito cuidado, pois pode causar outros tipos de mancha caso a pele seja exposta ao sol com sumo de limão.

Água de Coco: É essencial nos dias quentes, pois contém uma série de ótimas propriedades, como açúcar natural, eletrólitos e minerais que mantém o corpo e a pele muito bem hidratados. Tem uma baixa quantidade de gordura e colesterol e é uma bebida que ajuda a manter a sensação de saciedade, pois também tem fibras.

Leia Também “A verdade vos libertará” (João 8, 32) Absolver é dar um viva à imoralidade Corrupção – recursos recuperados serão utilizados para saúde e educação O seu terapeuta é psicólogo?