Campus da UPF em Casca festeja 25 anos

Compartilhe

Há 25 anos, acontecia o ato solene de assinatura do convênio de instalação do Centro de Extensão Universitária da Universidade de Passo Fundo em Casca. Instalada no município de Casca desde 1992, a UPF tem como missão participar do desenvolvimento regional, por meio do ensino de qualidade, dos projetos de pesquisa ou de extensão, da formação efetiva e qualificada de profissionais aptos a atuar nas diferentes áreas de atuação na cidade e região. 

Com a preocupação de formar profissionais adequados às necessidades do mercado de trabalho, éticos e humanistas, o Campus da UPF Casca oferta atualmente cinco cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial. Em nível de especialização, são oferecidos dois cursos: pós-graduação em Administração Estratégica e pós-graduação em Controladoria. Funciona ainda no local o Centro de Ensino Médio Integrado UPF, com o curso técnico de Enfermagem.

A infraestrutura compreende atualmente o Prédio São Carlos, com sete salas de aula e 1.150m², e um segundo prédio, com 3.196m² e 19 salas de aula. Laboratórios de informática auxiliam os estudantes no desenvolvimento de atividades práticas. O prédio principal, de propriedade da UPF, foi inaugurado em 2002, sendo construído dentro dos padrões exigidos pelo MEC, contando com elevador e rampa de acessibilidade. Já o Prédio São Carlos, também de propriedade da UPF, foi adquirido em 2004.

Diretor da UPF Casca, o professor Henrique Bertosso destaca que, nesses 25 anos, mais de três mil alunos foram formados no campus e hoje auxiliam no desenvolvimento de 21 municípios da região. “Parabéns a todos que colaboraram com esta história de sucesso”, celebra ele.

Histórico
O município de Casca está situado na encosta superior do nordeste, distante 65 quilômetros de Passo Fundo. O campus universitário da UPF Casca abrange 23 municípios e foi instalado em 30 de janeiro de 1992, sendo primeiramente denominado Centro de Extensão Universitária. O início das atividades ocorreu em maio de 1992, com o curso de aperfeiçoamento na área do Magistério e, em julho do mesmo ano, realizou-se o primeiro concurso vestibular, para o curso de Administração.

Em 8 de dezembro de 1993, o Conselho Federal de Educação aprovou o projeto de regionalização da Universidade de Passo Fundo e o Centro de Extensão passou a ser campus, o que significa a presença oficial da UPF nos municípios de Casca e da região.

A implantação da UPF Casca foi um marco histórico para a cidade, fator que promoveu uma mudança cultural significativa, com efeitos sociais e econômicos extremamente positivos. Em consonância, o desenvolvimento de recursos humanos qualificados contribuiu, ainda, para o crescimento regional.

Representação regional
A UPF Casca tem um importante papel no desenvolvimento regional, com completa abrangência. Qualifica profissionais de 23 municípios do entorno e, dessa forma, contribui para o amplo crescimento da região onde está inserida. 


Leia Também Anhanguera investe em cursos na área da Saúde Liga das Escolas de Samba lança o Carnaval 2018 Nesta quinta o último espetáculo da Cantata Natalina 2017 Faculdade de Educação da UPF comemora 60 anos