Campus da UPF em Casca festeja 25 anos

Compartilhe

Há 25 anos, acontecia o ato solene de assinatura do convênio de instalação do Centro de Extensão Universitária da Universidade de Passo Fundo em Casca. Instalada no município de Casca desde 1992, a UPF tem como missão participar do desenvolvimento regional, por meio do ensino de qualidade, dos projetos de pesquisa ou de extensão, da formação efetiva e qualificada de profissionais aptos a atuar nas diferentes áreas de atuação na cidade e região. 

Com a preocupação de formar profissionais adequados às necessidades do mercado de trabalho, éticos e humanistas, o Campus da UPF Casca oferta atualmente cinco cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial. Em nível de especialização, são oferecidos dois cursos: pós-graduação em Administração Estratégica e pós-graduação em Controladoria. Funciona ainda no local o Centro de Ensino Médio Integrado UPF, com o curso técnico de Enfermagem.

A infraestrutura compreende atualmente o Prédio São Carlos, com sete salas de aula e 1.150m², e um segundo prédio, com 3.196m² e 19 salas de aula. Laboratórios de informática auxiliam os estudantes no desenvolvimento de atividades práticas. O prédio principal, de propriedade da UPF, foi inaugurado em 2002, sendo construído dentro dos padrões exigidos pelo MEC, contando com elevador e rampa de acessibilidade. Já o Prédio São Carlos, também de propriedade da UPF, foi adquirido em 2004.

Diretor da UPF Casca, o professor Henrique Bertosso destaca que, nesses 25 anos, mais de três mil alunos foram formados no campus e hoje auxiliam no desenvolvimento de 21 municípios da região. “Parabéns a todos que colaboraram com esta história de sucesso”, celebra ele.

Histórico
O município de Casca está situado na encosta superior do nordeste, distante 65 quilômetros de Passo Fundo. O campus universitário da UPF Casca abrange 23 municípios e foi instalado em 30 de janeiro de 1992, sendo primeiramente denominado Centro de Extensão Universitária. O início das atividades ocorreu em maio de 1992, com o curso de aperfeiçoamento na área do Magistério e, em julho do mesmo ano, realizou-se o primeiro concurso vestibular, para o curso de Administração.

Em 8 de dezembro de 1993, o Conselho Federal de Educação aprovou o projeto de regionalização da Universidade de Passo Fundo e o Centro de Extensão passou a ser campus, o que significa a presença oficial da UPF nos municípios de Casca e da região.

A implantação da UPF Casca foi um marco histórico para a cidade, fator que promoveu uma mudança cultural significativa, com efeitos sociais e econômicos extremamente positivos. Em consonância, o desenvolvimento de recursos humanos qualificados contribuiu, ainda, para o crescimento regional.

Representação regional
A UPF Casca tem um importante papel no desenvolvimento regional, com completa abrangência. Qualifica profissionais de 23 municípios do entorno e, dessa forma, contribui para o amplo crescimento da região onde está inserida. 


Leia Também Inaugurado Laboratório de Engenharia Química da UPF Passo Fundo sedia Congresso Internacional de Folclore IMED sedia Seminário Internacional do Centro Brasileiro de Pesquisas sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen UPF apresenta seu aplicativo