Frases famosas sobre o Fusca e os VW a ar

Postado por: Júlio César de Medeiro

Compartilhe

Sendo um ícone da cultura automobilística, o Fusca foi, naturalmente, objeto de estudo e de inspiração para muitas peças publicitárias inesquecíveis, surpreendentes e, algumas, intrigantes e polêmicas.

Além disso, o próprio coletivo popular se encarregou de formar expressões para as mais diversas situações tendo o Fusca ou os derivados refrigerados a ar como ponto de convergência.

Longe de trazer todas as frases e situações em que o Fusca ou seus derivados são trazidos como sujeitos, comparativos ou indicativos, vamos a seguir listar algumas das mais conhecidas e nosso comentário pessoal sobre elas.

1.                  Em uma peça publicitária da VW veiculada em jornais e revistas da década de 60, a frase de impacto sobre o Fusca era a seguinte: “O carro que você pode vender para um amigo, sem perder o amigo”. Concordo plenamente. Inclusive já vi situações em que se perdeu o amigo por NÃO vender o Fusca.

2.                  Frase símbolo da velha senhora da VW: “Cabe tudo numa Kombi”. Acho que o pessoal não fazia ideia do tamanho da corrupção no Brasil.

3.                  Mais uma da Kombi: “Inventamos a Kombi pensando que existem sogras, cunhados, vizinhos, tios e sobrinhos”. Ainda não decidi se foi um elogio à Kombi ou uma indireta para os parentes.

4.                  Outra frase de uma peça publicitária da VW sobre o Fusca, essa da década de 80: “De zero a cem no tempo suficiente”. Grande sacada, pois velocidade nunca foi o forte do cascudo.

5.                  “Fusca, o bom senso em automóvel”. É. Bem formal. Mas tem bom senso.

6.                  Essa frase usada na campanha sobre o relançamento do Fusca em 1993 é muito boa. Contando com incentivo direto do governo, faz uma crítica direta ao governo: “Buracos, voltei”.

7.                  Apelando para o lado financeiro, na década de 70, outra propaganda famosa trazia, sob a foto do Fusca, a seguinte frase: “Invista em um negócio que não quebra”. Viu Eike Batista? Houvesse comprado Fuscas, não estaria nessa situação!

8.                  Mais uma que trazia para o contexto a situação econômica do Brasil: “A coisa mais importante na economia do Fusca, é o tempo que ele permanece econômico”. Tudo bem, faz sentido, pois nas décadas de 60/70 o Fusca realmente era o carro mais econômico, pois os outros tinham motores bem maiores, de 6 ou 8 cilindros.

9.                  Essa é um tanto polêmica. Sob a foto de um Fusca da década de 60 com um paralamas batido, vinha a frase de efeito: “Mais cedo ou mais tarde sua esposa vai dirigir. Esta é uma das razões para você possuir um Volkswagem”. Era para evidenciar que as peças de reposição do Fusca eram baratas, mas fica claro de que no passado as mulheres sofriam um certo preconceito quanto a estarem no volante. Mas isso não existe mais. Ou existe?

10.               Agora uma que é um pouco duvidosa quanto à ideia que queria transmitir: “Aqui a gente sabe o que a gente tem”. E abaixo da frase, a foto do cascudo. Eu não entendi, e você?

11.               Essa do lançamento do Fuscão 1500cc é uma pérola: “Perguntaram ao Fuscão se ele gostaria de fazer a Belém-Brasília. Ele sorriu e respondeu: Quantas vezes? Muito espirituoso esse publicitário.

12.               Agora uma quase que profética mensagem publicitária da década de 60: “Porque o Volkswagem é tão procurado? Existem várias razões. Esta é uma delas: O Volkswagem dura, dura, dura, dura, dura, dura, dura…”

13.               A foto de um fusca e um desses galões de colocar água no radiador tinha seguinte legenda: “Obrigado, não bebo”. Hilária.

14.               Essa vi na internet, nas vésperas do dia dos namorados: “Gata, nosso amor é como um Fusca. Pode até dar uns probleminhas, mas não acaba nunca!” Tá certo, mas vamos combinar que é uma cantada terrível.

15.               Quando o Fusca começou a virar modinha, muitas frases surgiram, como essa: “Jovem, um dia seu carro será velho e eu continuarei a ser um clássico. Assinado, Fusca”. Pura verdade. Um pouco arrogante, mas é verdade.

16.               “Diz que quer a paz mundial, mas taca um soco no amigo quando vê um Fusca azul”. Paz mundial? Era uma candidata a miss dando socos nas colegas?

17.               Essa é uma variação de outra bem mais conhecida, mas até que faz sentido: “Quanto mais conheço as pessoas, mais amo meu Fusca”. Em tempos de delação premiada, deve ter muito politico nessa linha de pensamento.

18.               A década de 60 deve ter sido muito louca, porque as propagandas, ao menos, eram. Para chamar a atenção para o lançamento do Fusca com teto solar (o cornowagen), a propaganda era um Fusca em pleno trânsito, com uma senhora em pé no banco do carona, com meio corpo para fora do teto, segurando uma criança SENTADA NO TETO DO FUSCA. A frase era a cereja do bolo: “Nova (e arejada) maneira de passear”. Muito louco.

19.               Para não dizer que falamos apenas das propagandas do passado, no lançamento do New Beetle, a foto trazia frente a frente um Fusca da década de 60 e o New Beetle, com a frase: “O design do passado. A tecnologia do futuro”. Quase acreditei. Quase.

20.               E para terminar, a mais emblemática e verdadeira frase sobre o Fusca, essa concebida entre os fusqueiros e que é praticamente um lema: “Fusca, a incrível máquina de fazer amigos”.

Sabe de mais alguma frase ou ditado sobre o Fusca, Kombi ou seus derivados? Compartilhe com a gente aqui embaixo, nos comentários e deixe também sua opinião sobre nossos artigos. Grande abraço! 

Leia Também Contenção de despesas em todas as classes Jaquetas femininas e masculinas inverno 2017 Juiz considera ilegal a cobrança da taxa de saúde suplementar Psicologia Jurídica