Dr. Rodrigo Webber: 30% dos casos de câncer podem ser evitados

Compartilhe
O médico Rodrigo Webber, oncologista, participou do programa Na Ordem do Dia, com a apresentação de Patric Cavalcanti, nesta quinta-feira.
Esteve em destaque o Dia Mundial do Câncer, no sábado, dia 04.
Segundo o oncologista, essa será em 2025 a doença com maior número de casos no mundo. Hoje, 30% dos casos são evitáveis, através da prevenção. Tabagismo, consumo de álcool e falta de exercícios físicos estão entre as causas a serem combatidas.

A DATA

No dia 4 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Câncer. A campanha internacional criada pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) traz o mote “Nós podemos. Eu posso”.

Criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), o Dia Mundial do Câncer é celebrado em 4 de fevereiro e tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a doença, que mata 8,3 milhões de pessoas por ano no mundo.

O tema escolhido pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) para a campanha de 2017 é o câncer infantojuvenil, principal causa de morte por doença emrtância do diagnóstico precoce. Cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

Entre a população brasileira, o câncer de mama é o principal entre as mulheres, seguido pelo câncer do cólon e reto, colo do útero e pulmão. Entre os homens, o principal é o câncer de próstata, seguido pelo da cabeça e pescoço, pulmão e colorretal. No Rio Grande do Sul muda um pouco a ordem de importância e incidência. Entre mulheres câncer de mama, intestino grosso, pulmão e ovário. Entre os homens câncer de próstata, pulmão, intestino grosso e esôfago.



Leia Também Hospital da Cidade inaugura Centro de Hemodinâmica Hospital da Cidade celebra 103 anos de trajetória Rádio Planalto com programa especial nos 103 anos do Hospital da Cidade Hospital da Cidade recepciona acadêmicos da UFFS