Dr. Rodrigo Webber: 30% dos casos de câncer podem ser evitados

Compartilhe
O médico Rodrigo Webber, oncologista, participou do programa Na Ordem do Dia, com a apresentação de Patric Cavalcanti, nesta quinta-feira.
Esteve em destaque o Dia Mundial do Câncer, no sábado, dia 04.
Segundo o oncologista, essa será em 2025 a doença com maior número de casos no mundo. Hoje, 30% dos casos são evitáveis, através da prevenção. Tabagismo, consumo de álcool e falta de exercícios físicos estão entre as causas a serem combatidas.

A DATA

No dia 4 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Câncer. A campanha internacional criada pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) traz o mote “Nós podemos. Eu posso”.

Criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), o Dia Mundial do Câncer é celebrado em 4 de fevereiro e tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a doença, que mata 8,3 milhões de pessoas por ano no mundo.

O tema escolhido pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) para a campanha de 2017 é o câncer infantojuvenil, principal causa de morte por doença emrtância do diagnóstico precoce. Cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

Entre a população brasileira, o câncer de mama é o principal entre as mulheres, seguido pelo câncer do cólon e reto, colo do útero e pulmão. Entre os homens, o principal é o câncer de próstata, seguido pelo da cabeça e pescoço, pulmão e colorretal. No Rio Grande do Sul muda um pouco a ordem de importância e incidência. Entre mulheres câncer de mama, intestino grosso, pulmão e ovário. Entre os homens câncer de próstata, pulmão, intestino grosso e esôfago.



Leia Também HC sedia primeiro módulo do Curso Ombro Passo Fundo Pesquisa na UPF aponta novos caminhos para o combate à Hepatite E Oncologista do HC participa de evento sobre câncer de pulmão Multivacinação tem Dia D neste sábado