Estudantes de Medicina da UPF complementam a formação na Itália

Compartilhe
 

Um projeto de colaboração entre o Hospital Infermi, de Rimini, na Itália, e a Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) possibilita que, a cada ano, 15 ou 16 estudantes de Medicina tenham uma experiência nas diversas unidades de operação do hospital. A parceria teve início em 2008, com acordo formalizado em 2012.

O projeto é coordenado pelo Dr. Renzo Pini, da Pediatria da instituição italiana, que organiza, junto com o coordenador do curso de Medicina da UPF, José Ivo Scherer, esse intercâmbio científico. Este ano, o trabalho acontece nas unidades de Pediatria, Ortopedia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Dermatologia e Obstetrícia. Hoje, sete estudantes da UPF estão aprimorando a formação no Hospital Infermi. Além da atuação dos estudantes nos diferentes espaços do hospital, eles participam de uma série de aulas, ministradas voluntariamente pelo Dr. Renzo Pini e pelo Dr. Marcello Zavatta.

Visita da vice-reitora

A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Dalmolin, esteve recentemente na Itália, onde visitou o Hospital Infermi. A professora, graduada em Enfermagem e doutora em Saúde Pública, destacou a qualidade do hospital italiano e demonstrou interesse em conhecer os modelos organizacionais do sistema de saúde daquele país. Para o Dr. Pini, as diferenças entre as universidades e os sistemas de saúde do Brasil e da Itália são pauta para profundos debates entre professores e alunos.

 

Foto: Divulgação


Leia Também Teatro Municipal volta a receber espetáculos em março Cerca de 200 mil pesquisas são acessadas na Base de Dados da IMED Escola Padre Alcides tem seu primeiro dia de aulas Candidatos aprovados no ProUni têm até dia 23 para comprovar informações