Francisco Turra e governador Sartori debatem sobre o agronegócio gaúcho

Compartilhe

O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, se reuniu nesta segunda-feira (13) com o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, no Palácio Piratini, em Porto Alegre (RS).

O agronegócio gaúcho foi o principal tema da reunião. Na ocasião, Turra destacou o desempenho dos setores de aves e suínos, que registraram crescimento nas exportações neste início de ano. De acordo com levantamentos da ABPA, os embarques de carne de frango no país totalizaram 363,6 mil toneladas em janeiro, 14,8% a mais que no mesmo período de 2016, quando foram comercializadas 316,8 mil toneladas. Já as vendas de carne suína chegaram a 54,5 mil toneladas, 39,3% acima do registrado em janeiro de 2016, de 39,1 mil toneladas.

Durante o encontro, o governador destacou o cenário positivo do agro gaúcho, que tem tido grande representatividade econômica em um momento importante para o Estado. Ainda na reunião, o presidente da ABPA entregou formalmente o convite para a solenidade de abertura do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), que será realizado entre 29 e 31 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP). Sartori confirmou participação no evento.

“Como segundo maior produtor e exportador de carne suína e terceiro maior no setor de aves, o Rio Grande do Sul é um dos alicerces da cadeia produtiva de proteína animal do Brasil.  O apoio do Governo a estes setores é primordial, especialmente em um momento político estratégico para as cadeias produtivas, como o SIAVS", avaliou Francisco Turra.

Em encontros anteriores, os governadores do Paraná, Beto Richa, de Santa Catarina, Raimundo Colombo e do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, também confirmaram participação na abertura do SIAVS.

Em 2015, cinco governadores, dois ministros de estado, diversos deputados, senadores, secretários estaduais e outras representações do poder público acompanharam a solenidade, juntamente com representações e lideranças do setor privado no agronegócio.

Participaram ainda da reunião com o governador José Ivo Sartori os secretários estaduais Ernani Polo (Agricultura, Pecuária e Irrigação), Tarcísio Minetto (Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo) e Cleber Benvegnú (Comunicação), e o deputado estadual Sérgio Turra.


Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini




Leia Também Organização criminosa roubou e vendeu mais de 1,5 mil carros no RS Rio: morre radialista atingida por carro alegórico no Carnaval Transporte gratuito na segunda-feira Prorrogado pagamento do IPVA para carro de final 0