Francisco Turra e governador Sartori debatem sobre o agronegócio gaúcho

Compartilhe

O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, se reuniu nesta segunda-feira (13) com o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, no Palácio Piratini, em Porto Alegre (RS).

O agronegócio gaúcho foi o principal tema da reunião. Na ocasião, Turra destacou o desempenho dos setores de aves e suínos, que registraram crescimento nas exportações neste início de ano. De acordo com levantamentos da ABPA, os embarques de carne de frango no país totalizaram 363,6 mil toneladas em janeiro, 14,8% a mais que no mesmo período de 2016, quando foram comercializadas 316,8 mil toneladas. Já as vendas de carne suína chegaram a 54,5 mil toneladas, 39,3% acima do registrado em janeiro de 2016, de 39,1 mil toneladas.

Durante o encontro, o governador destacou o cenário positivo do agro gaúcho, que tem tido grande representatividade econômica em um momento importante para o Estado. Ainda na reunião, o presidente da ABPA entregou formalmente o convite para a solenidade de abertura do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), que será realizado entre 29 e 31 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP). Sartori confirmou participação no evento.

“Como segundo maior produtor e exportador de carne suína e terceiro maior no setor de aves, o Rio Grande do Sul é um dos alicerces da cadeia produtiva de proteína animal do Brasil.  O apoio do Governo a estes setores é primordial, especialmente em um momento político estratégico para as cadeias produtivas, como o SIAVS", avaliou Francisco Turra.

Em encontros anteriores, os governadores do Paraná, Beto Richa, de Santa Catarina, Raimundo Colombo e do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, também confirmaram participação na abertura do SIAVS.

Em 2015, cinco governadores, dois ministros de estado, diversos deputados, senadores, secretários estaduais e outras representações do poder público acompanharam a solenidade, juntamente com representações e lideranças do setor privado no agronegócio.

Participaram ainda da reunião com o governador José Ivo Sartori os secretários estaduais Ernani Polo (Agricultura, Pecuária e Irrigação), Tarcísio Minetto (Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo) e Cleber Benvegnú (Comunicação), e o deputado estadual Sérgio Turra.


Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini




Leia Também Acidente com ambulâncias, ônibus e carreta tem 15 mortos no ES CCJ aprova revogação do mandato do presidente da República pela população Julgamento da validade das delações continua nesta quinta no STF Mapeamento dos potenciais informativos do Rio Passo Fundo