Atitude sustentável

Postado por: Manoela Cielo

Compartilhe

Manoela Cielo - Bióloga

O tema Desenvolvimento Sustentável nunca foi tão debatido como nos últimos anos. Termo que surgiu com a ECO-92 que ocorreu no Rio de Janeiro, onde o debate tinha como foco principal que o desenvolvimento presente não poderia comprometer as futuras gerações.

Atitudes sustentáveis são vistas na maioria das vezes de forma global e parecem estarem muito distante da realidade de muitos países, porém é de forma local que podemos agir e visualizar como pequenos atos fazem a diferença.

Uma ótima maneira de ser sustentável é incorporando o uso da bicicleta para uma melhor qualidade de vida! Seja ela para transporte, passeio, desafios e até competição, o importante é investir tempo no que nos faz bem e feliz contribuindo com o meio ambiente.

Essa prática já está sendo incentivada pelas cidades que estão adotando um modelo sustentável em suas administrações, para melhorar a mobilidade urbana com mais formas alternativas de locomoção e a bicicleta que tinha sido extinta das vias urbanas, retornou como uma grande necessidade para a minimização dos problemas relacionados e por isso o investimento em ciclifaixas e ciclovias.

Uma vida sustentável poderia ser resumida em uma vida equilibrada, simples, que busca o consumo consciente e atitudes que minimizem os impactos sobre o ambiente. A bicicleta classificada pela ONU como o veículo mais sustentável do mundo, é um dos poucos modelos que equilibram o tripé da sustentabilidade que busca um modelo socialmente justo, economicamente viável, ambientalmente correto e a saúde agradece!

Leia Também Pedro Almeida, um secretário além de seu tempo “Contra a força, não há resistência”. Se não há paixão, não há sucesso Trabalho: chave da questão social