O início da faculdade para os estudantes e suas famílias

Postado por: Jéssica Limberger

Compartilhe

A partir desta sexta-feira, a psicóloga Jessica Limberger passará a publicar seus artigos neste espaço.


Para muitas famílias, este será um final de semana um pouco diferente, pois é o final de semana que antecede o início das aulas na graduação. Na segunda-feira, muitos jovens, adultos e quem sabe até idosos iniciarão um curso de nível superior. Para eles, uma nova etapa se inicia. Mas eles não estão sós. Junto deles, está a sua família ou pessoas próximas que também ficam na expectativa.

Nesse cenário, existem diferentes realidades: aqueles que vão mudar de cidade, aqueles que ficarão com a família, aqueles que dividirão apartamento com um conhecido e aqueles que vão conciliar o trabalho com a faculdade. Diante da particularidade de cada um, há em comum o período de adaptação. Uma etapa tão esperada e ao mesmo tempo tão temida. Como vai ser o primeiro dia de aula? Vai ter trote? Será que farei novos amigos? E se eu não gostar do curso? E se eu reprovar em alguma disciplina?

Tantas interrogações, tantas dúvidas e tanta ansiedade, não só daqueles que vão ingressar no ensino superior, mas também daqueles que os acompanham. Será que meu filho vai se virar sozinho? Será que meu esposo conseguirá conciliar o trabalho e a faculdade? Será que o orçamento vai ficar apertado? Como será o mercado de trabalho?

As preocupações podem fazer parte dessa etapa, pois é um período de mudança e de adaptação. Entretanto, é importante que tais preocupações não impeçam do mais importante: viver e curtir esse momento único. Ao invés de pensar tanto no futuro e no que poderá ou não acontecer, que tal olhar para o presente e perceber o que esse momento significa?

Para muitos, o início da faculdade traz consigo a realização de um sonho. Para isso, tarefas difíceis foram alcançadas, como a escolha do curso e a dedicação e preparação para o vestibular e o ENEM. Nesse começo, a identidade profissional vai sendo construída e fortalecida, sendo uma importante etapa do ciclo vital. Iniciar um curso de graduação é dar início a um novo projeto de vida. Nessa etapa, o reconhecimento do próprio estudante sobre a sua conquista, bem como de seus familiares e pessoas próximas, contribuem para um início com maior segurança e apoio.

Momentos de início sempre são marcantes, então nada melhor que começar essa caminhada com entusiasmo e motivação, vivenciando cada momento. Sendo assim, lanço o desafio de estarmos mais atentos ao que acontece no presente. Talvez você já esteja fazendo isso, ao estar conectado no aqui e no agora, lendo essas palavras. E quanto ao final de semana, caso sejam necessárias despedidas da família, que sejam momentos de carinho, atenção e confiança. Que sonhos surjam, que planos sejam concretizados e que a beleza do momento presente sempre seja vista. Um ótimo final de semana e ótimo início na faculdade para os estudantes e para aqueles que os acompanham!

Leia Também Temos de dizer não à renegociação da dívida estadual A vivência e o conhecimento STJ permite creditamento de PIS e COFINS no Regime Monofásico O Grêmio não quis ganhar