“MTG Engajado na Campanha de Combate a Corrupção” - Valores do Tradicionalismo

Compartilhe

Dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) aprendemos valores fundamentais como a palavra empenhada, o respeito, a ética, a valorização dos usos e costumes de um povo e aprendemos principalmente o modo de viver em comunidade.   Desde o mês de setembro de 2011 , quando o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado do RS firmou convênio junto ao Ministério Público Federal, engajando?se de forma oficial na campanha de combate à corrupção, todas as ações desenvolvidas pelas entidades tradicionalistas em nosso estado e também fora dele na preservação de nossos valores, ganharam uma importância ainda maior, pois passaram a ter o reconhecimento oficial por um trabalho que se realiza desde que o tradicionalismo gaúcho organizado existe.

Em 1954 no I Congresso tradicionalista gaúcho, Getúlio Marcontanio apresentou proposta para criar uma comissão para elaborar a carta de princípios a qual foi aprovada no oitavo Congresso Tradicionalista e serve até hoje para nortear os rumos e a conduta do tradicionalista. Dentre esses princípios temos como principal:

I - Auxiliar o Estado na solução dos seus problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo.

III - Promover, no meio do nosso povo, uma retomada de consciência dos valores morais do gaúcho.

XI - Acatar e respeitar as leis e poderes públicos legalmente constituídos, enquanto se mantiverem dentro dos princípios do regime democrático vigente.
XIV - Evitar atitudes pessoais ou coletivas que deslustrem e venham em detrimento dos princípios da formação moral do gaúcho.
XXVII - Procurar o despertamento da consciência para o espírito cívico de unidade e amor à Pátria.

Além desses princípios, o MTG prega, entre outros, os valores Respeito e Ética.

Nosso país não é feito por tradicionalistas, mas imaginemos que fosse, vamos supor que a Constituição Federal (CF) fosse cumprida tendo como base esses princípios e valores, como seria o nosso País hoje? Quem conhece a CF sabe que ela está bem perto de ser como “Alice no País das Maravilhas”, por que não existe outro texto tão lindo quanto aquele, mas infelizmente ela não é cumprida.

O Brasil enfrenta uma grave crise política, e uma grande crise financeira, estando já no nível de Recessão, sem tentar achar culpado por que isso não servirá para nada. Se os políticos de todos os cantos do Brasil pautassem suas atitudes com base nos princípios e valores acima, com certeza nosso país estaria em uma situação de inveja para os outros países, inclusive Estados Unidos e China, sendo sem sombra de dúvidas a maior potência mundial. Para ter-se uma ideia, o Brasil vai arrecadar cerca de R$ 2 trilhões em impostos em 2016. Esse valor divide-se entre todos os estados e municípios. Mas o que podemos dizer é que esse valor seria o suficiente para pagar as despesas, o rombo da previdência e as parcelas da dívida externa.

Passando para o cenário político atual: “impeachment”, manifestações populares contra leis, contra políticos, contra tudo e contra todos, não estariam acontecendo se os políticos agissem com respeito pelo povo, a ética por sua profissão e imagem, pois isso só ocorre por causa da corrupção, que leva um país à falência, destrói a moral de um povo e causa desestabilização da economia de um país.

Por enquanto cabe a nós, meros mortais, fazermos a nossa parte, não colaborando com a corrupção, quando você ver algo errado denuncie; manifeste-se junto com o povo para o bem da nossa nação. Como disse Gandhi “Seja a mudança que você quer ver no mundo”, não adianta falar mal dos políticos, se não começamos por nós mesmos a mudança, muitos vendem seus votos por algum bem para que possam ganhar vantagem ou se aproveitar de algo.

No Governo Estadual ou na Presidência da República, não adianta criticar os agentes eletivos se você estaciona em fila dupla, para em cima da faixa de segurança, fura a fila ou estaciona nas vagas de deficientes físicos ou idosos, pois a corrupção não é somente nos políticos, a corrupção inicia por nós mesmos, no falar, no agir de cada dia.

Existem políticos agem sem ética e respeito, mas até quando vamos tolerar isso? Todos querem mudança, mas na hora de ir para a rua manifestar-se contra a corrupção, preferem ficar em casa conectados nas redes sociais ou fazendo qualquer outra coisa que não vem ao interesse da melhoria do nosso país. Peço desculpas àqueles poucos políticos honestos que fazem seu trabalho pelo bem do povo, mas infelizmente os maus políticos existem em maior número e causam os maiores estragos.

Quando passamos a frequentar uma entidade tradicionalista, começamos a aprender os valores morais e únicos de um povo, foram 10 anos e 56 batalhas na Revolução Farroupilha para nos consagrar Rio Grande do Sul, e a corrupção vem enraizada desde a sua essência, afinal desde a essência da humanidade, e a cada dia mais cresce no país e no mundo, a mídia nos mostra cotidianamente. Eu como tradicionalista, busco através do nosso Movimento Tradicionalista Gaúcho, frisar esses valores para que tenhamos uma sociedade mais digna e mais humana.

#ficaadica: para o país melhorar, nossos políticos e a nossa sociedade devem começar a agir com ética, pois a partir da ética vem o respeito à humanidade.

Afinal, como nos disse Ângelo Franco: “Só Sabe Pra Onde Vai, Quem Respeita De Onde Vem”. 

Leia Também Você já disse chega, isso tem de mudar? A sociedade civil organizada, calada! Poda drástica Como fica o transporte coletivo?