A utopia da tecnologia

Compartilhe

A inovação tecnológica acompanhou a sociedade e permitiu a rápida comunicação, estreitando laços entre diferentes povos e culturas. Tal mecanismo serviu e ainda serve, como veículo difusor de informação, especialmente de usos e costumes.

Quando Paixão Côrtes estava procurando jovens, a fim de montar o piquete da tradição, como ficou conhecido, precisava contatar pessoalmente cada estudante, fazendo o convite para acompanhar o translado dos restos mortais do Gal. David Canabarro, a dificuldade de comunicação era um empecilho, mas não um fator determinante para condenar o sucesso do planejamento.

Hoje, temos grandes aliados na difusão do tradicionalismo que é a internet com suas redes sociais, a TV tradição é uma ponte para que a transmissão dos eventos tradicionalistas possa ser acessada por pessoas de diversos lugares do mundo, sem perder a magia da tradição gaúcha e a juventude que está presente em grande massa nas redes, pode usar desse recurso para divulgar aspectos de nossa cultura e que o tradicionalismo desenvolve o ano inteiro.

Se usada para o bem, sabemos o quanto a tecnologia pode nos auxiliar, mas para isso necessitamos olhar para a tese “O Sentido e o Valor do Tradicionalismo” e mostrar que o cuidado para com as futuras gerações, está sendo muito bem empregado, junto à atenção ao homem do campo, pois a essência de nosso movimento está no campeiro, não podemos perder a forma de mostrar que “fibra e coragem, não se compra e nem se empresta”, devemos acompanhar a evolução, sem perder verdadeira essência.

Para que tenhamos uma valorização ascendente do tradicionalismo na sociedade, é preciso que os tradicionalistas tenham vez e voz, sendo reconhecidos culturalmente, pois é usando a comunicação através da tecnologia que podemos alcançar um público mais amplo e, assim, perpetuar nossa cultura e nossa história.

                

Leia Também O problema da instrução Nosso comportamento é resultado daquilo que ingerimos, pensamos e praticamos Pesquisa busca técnicas internacionais para construção de ciclovias Sustentabilidade e tendências fiscais