Tempo Quaresmal e Campanha da Fraternidade

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
"Convertei-vos e crede no Evangelho".
A Quaresma é um tempo forte de penitência e de mudança de vida. Penso que a parábola do filho pródigo ( Lc 15, 11-32) é um bom exemplo para este tempo que iniciamos. Pediu sua herança ao pai e foi se aventurar pelo mundo. Quando se viu na miséria retornou à casa paterna e o pai o recebeu de braços abertos, amorosamente. A figura do filho pródigo se assemelha a nossa vida. Quantas vezes perdemos o rumo do caminho e precisamos retomá-lo, voltar à casa do Pai. Ele sempre nos recebe de braços abertos. Não importa o tamanho de nossos erros, sempre encontramos no Pai, o perdão, a acolhida e a misericórdia. Isso nos torna confiantes e sabedores que Deus nos ama acima de qualquer coisa e somos seus filhos diletos. Quando somos convidados à conversão e a prática da penitência não significa devemos ficar tristes e infelizes.É um motivo de alegria saber que temos um tempo propício para colocar nossa vida em ordem, corrigir nossos erros e voltar aos braços do Pai. O processo de conversão inicia com a tomada de consciência que somos imperfeitos, mas, que sempre podemos ser perdoados. Nesta Quaresma vamos rever nossos valores, reciclar a nossa vida, e confiantemente recomeçar, ressuscitar com Jesus na festa da Páscoa.
O período quaresmal nos traz a Campanha da Fraternidade de 2017, com o lema: "Cultivar e guardar a criação" (Gn 2,15) e o tema: "Fraternidade, biomas brasileiros e defesa da vida".
O objetivo da Campanha da Fraternidade: cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus. e promover relações fraternas com a vida humana, a vida do planeta, como um todo. 
Papa Francisco evidencia o desafio da conversão ecológica em sua carta Laudato Si e sua relação com o espírito quaresmal. 
Somos responsáveis pelo nosso "lugar comum", no que se relaciona à preservação da vida para as gerações futuras. Fazer de nosso planeta, um lugar em que todos os povos possam ter vida saudável e feliz. 
Vivemos o sentido da Quaresma e temos intenção de renovar nossos valores morais e cristãos?

Leia Também Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais” Passo Fundo Futsal/Fasurgs/Zamil: uma grande equipe nos representou em 2017 A Taça Maldita! Eu só penso naquilo!