Campanha da Fraternidade foca no Meio Ambiente

Postado por: Manoela Cielo

Compartilhe

Acabou o carnaval e agora damos início à quaresma. Muitos falam que no Brasil o ano começa quando termina o carnaval, então creio que dessa vez estamos começando bem, já que a campanha da fraternidade desse ano foca no meio ambiente.

Na quaresma, religiosamente a atenção é dada a oração, jejum e caridade e também ao debate sobre temas que interferem diretamente na vida da população, e a preocupação ambiental surge como o tema da vez para a Campanha da Fraternidade de 2017.

Não é de hoje que o alerta para as questões ambientais vem sendo debatido no mundo todo, mas no Brasil em especial, o povo presenciou recentemente duas lindas homenagens. Uma apresentada na abertura das olimpíadas e outra pela escola de samba Portela, campeã do carnaval a qual lindamente lembrou o rio que era doce, sobre a tragédia de Mariana.

Quem assistiu a esse desfile ou teve conhecimento dessa homenagem, pode observar a imagem gigante daquele homem chorando desesperadamente por um rio totalmente morto e diante disso a necessidade urgente de preservarmos nossos rios, nossa biodiversidade, nosso biomas.

Podemos afirmar categoricamente que moramos em um país abençoado por Deus e bonito por natureza, como já dizia Jorge Bem Jor. Mas como cidadãos o que estamos fazendo pra preservar essa natureza? O Papa Francisco em mensagem aos brasileiros disse que “preservar o planeta e seus habitantes é um dos maiores desafios em todas as partes da terra. Isso porque as degradações do ambiente são sempre acompanhadas pelas injustiças sociais.”

A campanha da fraternidade tem como lema “cultivar e guardar a criação”, propondo ações que promovam a preservação dos biomas e toda sua biodiversidade presente que é necessária, podendo ser feita através de debates, estudos com o envolvimento de entidades religiosas, setor público, privado, despertando assim o interesse da sociedade na preservação do meio ambiente, dos povos presentes e das futuras gerações.

Leia Também O poder da Educação Ambiental Hoje é o Dia Mundial do Fusca! Preocupações com a juventude! Não existe tempo ruim, só roupa inadequada