Para que serve o pace na corrida?

Postado por: Angela Pellicioli

Compartilhe

O pace é uma das palavras mais utilizadas no mundo da corrida. Digamos que, para o ciclismo se usa km/hr, na corrida se usa o pace. É a unidade de medida, tanto da velocidade quanto da distância.

Pace significa: quanto tempo se corre um km? Por exemplo, quem corre 6km a 12km/hr, finaliza o percurso em 30 minutos. Ou seja, se percorre a cada 1 km em 5 minutos. então, o pace é 5 minutos por km.

Parece complicado, mas não é. Ele funciona como um cálculo de planejamento de treino e prova. Quem pratica corrida regularmente, também utiliza algum aplicativo no celular ou relógio para monitorar o rendimento, vai apontar o pace, mostrando a capacidade do indivíduo que se deslocou a cada km.

O pace serve quando você está em uma prova e mostra as placas de distância a cada km, se você estiver um relógio digital, você saberá quanto tempo deslocou até esse trajeto da prova e quanto está a sua velocidade em tempo real.

Para os indivíduos que estão começando, correr a pace 6’. Já é considerado bom, pois está correndo a 10km/hr. Para os mais rapidinhos correm abaixo de pace 4’, ou seja, corre a cima de 15km/hr.

Faça o teste e descubra qual o seu pace. Com o tempo vamos tentar baixar o pace, nos superando e fazendo a corrida ser mais prazerosa.

Leia Também O trigo e o joio Momento de tensão na 7ª CRE Segurança pública por Paulo Sant’Ana Que a gente não perca a sensibilidade