Primeiro Domingo da Quaresma

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
Com a quarta feira de cinzas iniciamos o período litúrgico, chamado Quaresma. Tempo propício para rever nossa caminhada como cristãos, seguidores de Jesus, aperfeiçoar e aprofundar nossa fé e ter um olhar de bondade e misericórdia para com os mais necessitados. Deus não exige de ninguém sacrifícios absurdos durante este período que antecede a celebração da Páscoa, quer tão somente que sejamos partícipes do Reino de Deus. reino de amor, de justiça, de igualdade e de partilha. 
Junto à Quaresma temos ainda a reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2017: "Fraternidade, biomas brasileiros e defesa da vida" e o lema: "Cultivar e guardar a criação" (Gn 2,15).
O Evangelho deste final de semana nos coloca diante do relato do evangelista Mateus 4,1-11 das tentações a que Jesus foi acometido no deserto. O simbolismo destes quarenta dias em que Jesus se retirou para o deserto nos recordam os quarenta anos do povo de Israel no deserto, antes de entrar na Terra prometida. Sabemos que este povo falhou muitas vezes ao passo que Jesus superou todas as provas. O relato do evangelista Mateus resume a luta da vida de Jesus para implantar o Reino de Deus contra o mal. À cada tentação que é colocada para Ele se defende com a Palavra de Deus. 
Este evangelho nos faz refletir sobre as muitas e tantas tentações que se apresentam na nossa vida. Senão vejamos: a tentação do ter, do prazer, da ganancia, da indiferença, da falta de amor, da falta de solidariedade, e tantas outras ocasiões e acontecimentos que nos distanciam do Reino de Deus. Fala-se muito, neste tempo da quaresma, da renovação da fé e a vivencia como cristãos, mas isso deve perdurar e ficar para sempre, durante toda a nossa vida, e não somente neste período da quaresma. 
Façamos o jejum do comodismo, da indiferença, da acomodação, da falta de amor da falta da partilha, e como resultado podemos contribuir para um mundo melhor, mais humano e mais fraterno.
Salmo 50(51), 3a. "Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade".
Um bom domingo na paz do Senhor.

Leia Também Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais” Passo Fundo Futsal/Fasurgs/Zamil: uma grande equipe nos representou em 2017 A Taça Maldita! Eu só penso naquilo!