Início das aulas: um novo recomeçar

Postado por: Caroline Garcia Silva

Compartilhe

Estamos iniciando as atividades escolares, e com elas passamos a nos adaptarmos a horários, rotinas, mas principalmente em valorar o significado da educação em nossas vidas... é a oportunidade de aprimorarmos conhecimentos, se conhecer pessoas, se aprender a conviver em grupo, a se conhecer realidades diferentes. O mais importante é poder se dar a oportunidade de sonhar e de buscar um futuro melhor...

Os estudantes menores demonstram maior alegria ao chegarem às escolas, pois junto com o aprender, vêm o brincar, os amigos. As famílias possuem um papel primordial neste momento, pois muitos precisam passar pelo processo de adaptação escolar e mesmo os que já estão adaptados, pois é necessário ser lembrado, que as crianças estão vindo de um período de férias, onde passaram a maior parte do tempo em convívio familiar, sem muitos compromissos, sem horários definidos para atividades. Agora é importante este apoio, esta orientação, para que se reestruture uma nova rotina.

Acima dos 12 anos, os estudantes acabam apresentando mais ansiedade quanto ao início das aulas, levam mais tempo para se desapegarem das férias, até em função de poderem dormir mais, não terem compromissos. É neste período do clico vital, que os pais precisam estar mais atentos, é necessário muitas vezes, uma conversa bem mais pessoal, onde se precisa reforçar a questão da independência, sobre a importância da escola, da rotina, da responsabilidade.

Leia Também Falecimento de titular de firma individual causa a extinção da execução fiscal Treinamento psicológico e o efeito no grupo A ciência como ferramenta para a sabedoria Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais”