Corrida em lomba

Postado por: Angela Pellicioli

Compartilhe

Especificamente os corredores de Passo Fundo e região tem características diferentes em relação as habilidades na corrida dentro de seus prós e contras em relação ao relevo.

Tanto na cidade quanto no interior, não se corre em uma constante elevação, ou seja, em uma reta, em poucos metros de deslocamento nos deparamos com subidas e decidas. Em relação aos corredores do litoral ou da capital Porto Alegre, somos mais fortes que eles, quando nos encontramos uma subida durante o percurso, nossa velocidade não vai baixar tanto por causa dessa intermitência de elevação. Se corrermos na serra, nossa facilidade será nas decidas e pequenas retas, porque lá sim tem subidas intermináveis.

Mas em relação às lombas, treinar subida e decida tem suas vantagens. No caso treinar em decida: amplitude de passada, aumento da velocidade, vivenciar impacto nas articulações violento. Treinar em subida: fortalecimento na musculatura posterior e panturrilha, já que corredor tem mais força na musculatura anterior da coxa; treino de força; melhora do sistema cardiorrespiratório.

Quando os corredores optam por treinar em ambos os percursos, amplia o conhecimento corporal e pode simular diversas provas com as destrezas direcionadas.

Faça o teste, com o tempo você perceberá que é mais difícil descer do que subir e quando for correr pelas ruas de nossa cidade ficará mais fácil se descolar até pela postura do corpo.

 

Leia Também O poder da Educação Ambiental Hoje é o Dia Mundial do Fusca! Preocupações com a juventude! Não existe tempo ruim, só roupa inadequada