Deficiências nutricionais e o excesso de peso

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

É comum as pessoas que engordam com facilidade sofrerem com picos de compulsão alimentar, o que nem sempre segue sempre a mesma característica, há períodos de compulsão por doces  e em outro momento por salgado.

Mas, de fato porque isso ocorre? Muitos estudos comprovam que o organismo de pessoas com excesso de peso está mais deficiente em vitaminas e minerais do que organismo de pessoas  com peso adequado .

 Além da influência exercida pelas calorias da dieta (gordura, carboidratos e proteínas) no desenvolvimento da obesidade, estudos recentes provam que a influência exercida pelos nutrientes (vitaminas e minerais) na obesidade é ainda maior, ou seja, “a carência de vitaminas e minerais leva ao aumento de peso”.

Os minerais têm grande influência no aumento ou diminuição do peso, pois participam do metabolismo energético e na secreção e ação da insulina. O aumento da resistência à insulina (é a resistência que a insulina encontra para levar a glicose sanguínea para dentro do músculo e do tecido adiposo para ser metabolizada), este desajuste pode levar a obesidade, diabetes, desordens da tireoide, aumento do cortisol (outro hormônio ligado à obesidade) faz com que o obeso aumente de peso cada vez mais, aumentando a gordura visceral (barriga).

Além disso, essas deficiências influenciam na compulsão como uma necessidade do organismo, em repor aquilo que está deficiente.

Por essas razões, é extremamente necessário que a dieta seja avaliada não só no contexto de calorias, mas dar atenção especial aos minerais principalmente àqueles que estão relacionados à obesidade e, portanto, ao aumento de peso, como o cálcio, zinco, potássio, magnésio, selênio, iodo etc.

A obesidade é carência nutricional! E está associada à diminuição drástica nas concentrações de zinco, cobre, ferro e manganês em vários tecidos e órgãos.

Portanto, para ter sucesso no emagrecimento, nada de passar fome.

Leia Também “A verdade vos libertará” (João 8, 32) Absolver é dar um viva à imoralidade Corrupção – recursos recuperados serão utilizados para saúde e educação O seu terapeuta é psicólogo?