Paixão por VWs

Postado por: Júlio César de Medeiro

Compartilhe

Hoje nosso artigo retrata a paixão de Jean Carlo de Souza, engenheiro civil morador de Pomerode/SC, pelos VWs antigos.

Jean conviveu com fuscas a sua vida toda. Seu pai, o Sr. Rubens, era representante comercial e atendia produtores rurais de Rio do Sul/SC a Vacaria/RS. Como não poderia ser diferente, somente os fusquinhas davam conta do recado pelo interior do país. Crescendo em meio a muitos fuscas, naturalmente nasceu sua a paixão pelos VWs.

Quando estava com seus 15 anos viu em uma banca uma revista importada chamada VW Trends, onde o estilo dos carros saltou aos seus olhos. Era o estilo CalLook. Este estilo difundiu-se principalmente entre os apaixonados por Vws na Califórnia (EUA), onde seus donos mantém boa parte da originalidade dos carros mas fazem alterações pontuais como altura do carro, motorização, pneus e rodas. Neste momeno nascia em Jean, que já era fã do fusca, seu desejo de ter seu próprio VW CalLook. Assim, quando completou 18 anos comprou seu primeiro Fusca e deu início em sua personalização.

Ao longo do tempo foi proprietário de varios VWs até chegar ao tão sonhado fusca alemão ano 1954. Com ele participou de vários eventos no Brasil e rodou muito, demosntrando sua paixão. Algum tempo mais tarde surgia um novo sonho: um fusca conversível. Encontrou em São Paulo um modelo 1968 e, tendo vendido o fusca 1954, conseguiu comprá-lo.

Hoje Jean é proprietário de um fusca 1951, de uma Kombi 1961 (em restauração), de um fusca 1968 e ainda de um Karmann Ghia 1968. A paixão pelos VWs vai além dos próprios carros, passando também pela sua mantunenção e principalmente pelas amizades feitas em função dos veículos. Sua diversão maior é sentar a bordo de seus carros e viajar pelos eventos, fazendo novas amizades e fortalecendo as antigas.

Todos os anos participa do Passo Fundo VolksJam na cidade de Passo Fundo. Jean também é um dos organizadores do Volksfriends, encontro de Fuscas e derivados que acontece sempre no primeiro fim de semana de dezembro na cidade de Pomerode/SC, um dos maiores do Brasil. A intenção de um evento desta envergadura é reunir a maior quantidade de amigos, onde pessoas de todo Brasil e países vizinhos rodam muitos kilômetros para encontrar-se, fortalecer esta amizade e apreciar seus VWs.

Confira as fotos do acervo pessoal de Jean.

Grande abraço!

Leia Também Ascensão do Senhor Delações, invasões, desocupações e manifestações Não matarás Estamos no auge da sujeira ou no início da limpeza?