O importante papel da Consultoria Ambiental para as empresas

Postado por: Manoela Cielo

Compartilhe

A preocupação com o meio ambiente tem feito parte da política das empresas que buscam valorização e a preservação da natureza, atitudes vistas positivamente pelo mercado e consumidores, mudando totalmente o relacionamento dos mesmos com a marca. Nesse sentido, um dos papeis da consultoria ambiental é tornar a empresa mais sustentável.

Com a contratação de uma consultoria ambiental, a empresa passa por uma avaliação de todo o seu processo, que busca o gerenciamento dos resíduos, o cuidado com os efluentes, a redução dos desperdícios gerados, bem como a adequação a normas técnicas e a legislação ambiental, buscando ao máximo a minimização dos impactos ambientais gerados pela atividade.

Essa avaliação que gera o diagnóstico da empresa é geralmente realizado por uma equipe multidisciplinar, uma vez que dentro de uma empresa podem existir diversos segmentos em que apenas determinado profissional pode responder tecnicamente.

Dessa forma o empresário fica orientado e de certa forma “descansado”, uma vez que a consultoria ambiental fica responsável também em fiscalizar a atividade, respondendo adequadamente aos órgãos ambientais, garantindo o planejamento ambiental dentro da política da empresa.

É importante salientar que a contratação de uma consultoria ambiental é um investimento importante e necessário que não mostra só uma empresa preocupada com o meio ambiente e com práticas sustentáveis, mas que busca também a prevenção de muitos problemas, acidentes, multas e processos que podem ser gerado pelo descumprimentos de condicionantes ambientais, acarretando em graves crimes ambientais que o empresário pode responder.

Leia Também O poder da Educação Ambiental Hoje é o Dia Mundial do Fusca! Preocupações com a juventude! Não existe tempo ruim, só roupa inadequada