Empreendedorismo na saúde: Oportunidade para aprimoramento de habilidades

Compartilhe

O empreendedorismo na saúde é uma atividade que vem ganhando força nos últimos anos.

A relação médico e paciente é pautada por diferentes experiências de vida que podem ser beneficiadas por atitudes empreendedoras, as quais possuem a finalidade de otimizar os procedimentos rotineiros de um consultório.

Por isso, o empreendedorismo na saúde representa uma oportunidade para que os médicos possam aprimorar características pessoais como liderança e trabalho em equipe, além de possibilitar o uso de criatividade e inovação, atributos importantes para empreendedores.

Segue algumas dicas para ajudar ao médico empreender em suas clinicas e consultórios.

Gestão eficiente

Além de todo o trabalho feito com os pacientes, um médico que decide e empreender é responsável pela gestão do seu negócio, acumula várias tarefas, como: estratégia de marketing, gestão das finanças, contratação e motivação da equipe, precificação dos serviços e legalização do consultório.

Qualidade do serviço prestado

Um atendimento cordial e eficiente de toda sua equipe é uma das estratégias mais importantes para garantir a qualidade do serviço prestado e, assim, promover a fidelização dos pacientes.

Além do tratamento em si, o paciente busca acolhimento.

É importante lembrar-se que um paciente satisfeito faz questão de promover o serviço à sua rede de contatos, o que caracteriza uma forma valiosa de marketing espontâneo.

- Feedback dos pacientes

A boa prática do empreendedorismo na saúde reconhece a importância do feedback de seus pacientes e como utilizá-lo para enfrentar os desafios do dia a dia.

Desorganização na agenda, dificuldades em manter os dados atualizados, necessidade de estabelecer um atendimento mais humanizado são situações que podem passar despercebidas pelo gestor.

Por isso, ouvir o que seus pacientes têm a lhe dizer permite que os médicos empreendedores possam identificar os pontos fortes e fracos da clínica e ajustá-los de acordo com as expectativas de seus pacientes.

 

 

Leia Também 16º Domingo do Tempo Comum. Teve compaixão Vantagens do Programa Sustentabilidade Ambiental Empresarial Um Fusca com roupa de Jipe