Jornada Nacional de Literatura é lançada em Porto Alegre

Compartilhe
Ocorreu na noite dessa terça-feira, 21, o lançamento oficial da 16ª Jornada Nacional de Literatura e da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura. O evento reuniu autoridades, representantes da comunidade de Passo Fundo, políticos, imprensa e apreciadores das obras literárias, tendo por local o Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre.
A importância da volta da Jornada para a comunidade de Passo Fundo foi destacada pelo reitor da UPF, prof. José Carlos Carles de Souza, lembrando que a programação será desenvolvida de 2 a 6 de outubro. O prefeito Luciano Azevedo enfatizou a boa receptividade do governador José Ivo Sartori  para os anseios da comunidade da capital do Planalto Médio, além do significado do acontecimento que tornou a cidade a Capital Nacional da Literatura.  O governador José Ivo Sartori, por sua vez, disse que é de fundamental importância um evento como a Jornada para a formação de leitores. Disse que é um apreciador das obras literárias e até presenteou as autoridades passo-fundenses com um livro.
O professor Miguel Rettenmaier, da coordenação da movimentação cultural, destacou que a Jornada tem uma trajetória que, historicamente, une tanto o interesse pelas inovações tecnológicas – pelos novos suportes de leitura, pela renovação das formas de expressão – quanto a preocupação com a tradição e com o legado da arte literária: “Pensar a literatura contemporânea e as inovações estéticas implica saber que tudo o que é novo não deixa de ser releitura”.  Assim, preservar a memória da literatura, representada por seus grandes nomes, é uma forma de dar ao cânone a importância que lhe é devida, ao mesmo tempo em que se amplia o reconhecimento a autores mais recentes, que têm ingresso garantido na galeria de grandes autores literários brasileiros.

 Em 2017, Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Moacyr Scliar serão os autores homenageados. 


Créditos: Luiz Carlos Carvalho (Rádio Planalto)

Leia Também Confira o gabarito do Vestibular da UPF Vestibular de Verão UPF registra abstenção de 6,21% Presidente Nacional da OAB recebe medalha da Universidade de Passo Fundo “Oliver - O espetáculo continua”