Jornada Nacional de Literatura é lançada em Porto Alegre

Compartilhe
Ocorreu na noite dessa terça-feira, 21, o lançamento oficial da 16ª Jornada Nacional de Literatura e da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura. O evento reuniu autoridades, representantes da comunidade de Passo Fundo, políticos, imprensa e apreciadores das obras literárias, tendo por local o Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre.
A importância da volta da Jornada para a comunidade de Passo Fundo foi destacada pelo reitor da UPF, prof. José Carlos Carles de Souza, lembrando que a programação será desenvolvida de 2 a 6 de outubro. O prefeito Luciano Azevedo enfatizou a boa receptividade do governador José Ivo Sartori  para os anseios da comunidade da capital do Planalto Médio, além do significado do acontecimento que tornou a cidade a Capital Nacional da Literatura.  O governador José Ivo Sartori, por sua vez, disse que é de fundamental importância um evento como a Jornada para a formação de leitores. Disse que é um apreciador das obras literárias e até presenteou as autoridades passo-fundenses com um livro.
O professor Miguel Rettenmaier, da coordenação da movimentação cultural, destacou que a Jornada tem uma trajetória que, historicamente, une tanto o interesse pelas inovações tecnológicas – pelos novos suportes de leitura, pela renovação das formas de expressão – quanto a preocupação com a tradição e com o legado da arte literária: “Pensar a literatura contemporânea e as inovações estéticas implica saber que tudo o que é novo não deixa de ser releitura”.  Assim, preservar a memória da literatura, representada por seus grandes nomes, é uma forma de dar ao cânone a importância que lhe é devida, ao mesmo tempo em que se amplia o reconhecimento a autores mais recentes, que têm ingresso garantido na galeria de grandes autores literários brasileiros.

 Em 2017, Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Moacyr Scliar serão os autores homenageados. 


Créditos: Luiz Carlos Carvalho (Rádio Planalto)

Leia Também Alunos do Fagundes dos Reis simulam sessão da Câmara dos Deputados Faculdade de Direito promove palestra na Câmara de Vereadores Passo Fundo se integra ao II Congresso Internacional de Folclore Inscrições para Vestibular da Fasurgs terminam nesta quarta