Não posso tomar leite de vaca, e agora?

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Diariamente escutamos no consultório queixas das pessoas quanto a sintomas no trato gastrointestinal quando ingerem leite.

Mas muitos perguntam, será mesmo que é do leite? E porque cada vez mais as pessoas estão sentindo esses sintomas? As respostas são as mais variadas.

Esses problemas podem ser: Por intolerância a lactose, alergia a proteína do leite ou até mesmo pela sensibilidade alimentar a estes itens.

Intolerância a lactose: é quando o organismo não produz a enzima que digere a lactose (açúcar do leite).

Alergia a proteína do leite: Quando o organismo produz anticorpos quando entra em contato com essa proteína, induzindo a alterações dermatológicas, dores de cabeça, urticária, etc.

Sensibilidade Alimentar: Quando você tem efeitos como náuseas, dores e cabeça, alteração intestinal, azia, dores de cabeça após o consumo desses alimentos, desde 2 até 48 horas após a ingestão.

Por muitos anos ingerimos laticínios com alterações químicas como já verificamos nas noticias e ao mesmo tempo criamos uma irregularidade da eliminação de resíduos a nível intestinal, isso faz com que esses elementos ocasionem problemas digestivos e  interfere na microbiota intestinal

O mais importante antes mesmo de retirar esse item da sua dieta, realize exames tenha o diagnóstico claro do seu real problema.

O leite de vaca possui elementos importantes, como vitamina D, cálcio, fósforo, magnésio, triptofano que produz serotonina (neurotransmissor responsável pelo bem estar), entre outros, mas caso você tenha algum desses problemas todos esses benefícios serão ineficazes.

Mas, se você já tem o diagnóstico de intolerância, alergia ou sensibilidade você poderá optar pelos leites vegetais: arroz, amêndoa, aveia, inhame entre outros.

Não retire esse alimento sem antes fazer exames que comprovem algum desses diagnósticos.

Leia Também A segurança pública começa com justiça social! O Fusca da Chevrolet Nomofobia (vício em celular) O retorno da alfaiataria no office look