Tênis e tipos de pisada

Postado por: Angela Pellicioli

Compartilhe

Anos atrás algumas empresas de renome internacional que fabricam tênis começaram a fazer distinção dos tipos de pisada e confeccionaram tênis para diversos públicos. Existem três tipos de pisada que influenciam toda a mecânica da corrida, pois o pé que encosta no chão com uma grande pressão em uma área de atrito pequena pode ser sinal de lesão e é difícil de perceber sozinho o movimento.

Pisada neutra: o calcanhar chega primeiro no chão, distribuindo o impacto uniformemente pelo pé.

Pisada supinada: a parte externa do calcanhar chega primeiro ao chão. Aumentando a pressão da lateral (lado de fora do pé).

Pisada pronada: a parte (parte de dentro do pé) medial do calcanhar chega primeiro ao chão. Quem auxilia para finalizar o movimento é o hálux (dedão do pé).

Pesquisas indicam que o desgaste da sola do tênis não é um medidor da pisada. Dependendo do formato do tênis o desgaste não vai marcar a real pisada do indivíduo.

Então, qual tênis utilizar? Se você não sabe qual a sua pisada, tem dúvidas ou quer experimentar um tênis diferente, opte por tênis com pisada neutra ou modelos que não são específicos de pisada.

E se você utiliza um tênis depois de testar vários, você achou a sua formula secreta, continue utilizando ele porque supriu as tuas necessidades.

Leia Também Fusca e outros motores GPS é medida útil é barata para o Interior Consciência negra, consciência política! (1) Quem será o novo Presidente do Brasil em 2018?